Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49131
Tipo: Tese
Título: Comportamento informacional em tempos de autoinfoeducação
Título(s) alternativo(s): Information behavior in times of self-infoeducation
Autor(es): Maria Leonor Amorim Antunes
Primeiro Orientador: Claudio Paixão Anastácio de Paula
Primeiro Coorientador: Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo
Primeiro membro da banca : Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Segundo membro da banca: Shirlei Rezende Sales
Terceiro membro da banca: Ana Paula Meneses Alves
Quarto membro da banca: Marilia de Abreu Martins de Paiva
Quinto membro da banca: Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva
Resumo: Sociedade da informação e sociedade do conhecimento são epítetos da sociedade contemporânea. Julgando que os tempos líquidos da sociedade atual aproximam o sujeito da informação, sem que essa aproximação se traduza necessariamente em uma sociedade do conhecimento, esta tese se preocupa com o comportamento informacional de uma juventude em situação de vulnerabilidade social. Mais precisamente, sobre como a ampla oferta de informação digital pode contribuir com a educação brasileira – especialmente com a escola pública e sua biblioteca. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou pensar substratos para fomentar o ciclo informacional, a valorização do conhecimento e a busca por informação; o que se reveste em uma proposta aqui denominada autoinfoeducação. De caráter apreciativo e interpretativo, a pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorreu à pesquisa documental e bibliográfica, enquanto metodologia, para possibilitar a construção de uma narrativa contextual, sobre três pilares nos quais se concebe a autoinfoeducação: – a lógica das redes, a lógica adolescente e a ação das mentalidades. Entendendo que o maior desafio da educação básica contemporânea recai sobre o distanciamento entre este jovem e a escola; na falta de sentido que os jovens atribuem a ela – em partes por seu caráter analógico, em partes por não visualizarem na formação, correspondência à sua realidade no mundo, a solução pensada foi a proposição de um currículo de competência informacional a ser trabalhado na escola, pelo bibliotecário. As conclusões da pesquisa confluem para as questões da mentalidade, considerando que investir na sensibilização para a busca por informação (trabalhando as mentalidades) se faz deveras necessário, pois a sensibilidade, mediada pelo diálogo, tem um poder conscientizador sobre a existência de informações que, convenientemente trabalhadas, têm um potencial transformador da realidade.
Abstract: Information society and knowledge society are common epithets for contemporary society. Judging that the liquid times of our current society bring the subject closer to information, without this approach necessarily translating into a knowledge society, this thesis is concerned with the informational behavior of a youth in a situation of social vulnerability. More precisely, about how the wide offer of digital information can contribute to Brazilian education – especially to its public school and its library. Therefore, the present research aimed to ponder substrates to promote the informational cycle, the appreciation of knowledge and the search for information; which is all covered in a proposal here called selfinfoeducation. Out of an appreciative and interpretative character, the research developed has a qualitative nature and resorts to a documentary and bibliographic research, as a methodology, to enable the construction of a contextual narrative, on the three aforementioned pillars in which selfinfoeducation is conceived: the logic of networks , the logic of the adolescents, and the action of mentalities. This thesis understand that the greatest challenge of contemporary basic education lies in the distance between this youth and the school in the lack of meaning that young people attribute to it; partly because of its analogical character, partly because they do not see in school, a correspondence to their reality in the world. Therefore, the solution thought was the proposition of an information literacy curriculum, to be worked on at school, by the librarian. The research findings indicate that investing in raising awareness on the search for information (working on mentalities) is really necessary, since sensitivity, mediated by dialogue, has an awarenessraising power about the existence of information that, when properly worked on, has a transforming potential of reality.
Assunto: Ciência da informação
Competência em informação
Bibliotecas escolares
Comportamento informacional
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49131
Data do documento: 4-Jul-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTUNES - Comportamento Informacional Tese [VF] (1).pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.