Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49248
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies of the Brazilian Sign Language as second language
Autor(es): Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
Maria Cristina da Cunha Pereira
Rosana Passos
Resumen: Este artigo versa sobre estratégias de ensino da Língua Brasileira de Sinais Libras. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico sobre o ensino de Libras, iniciado em meados da década de 1980 indo até os dias atuais. A seguir, são retratadas as perspectivas teóricas relativas ao ensino de segunda língua de uma forma geral, com ênfase na pedagogia pós-métodos, de Kumaravadivelu (2003), que surge em resposta à insatisfação dos professores com métodos baseados em conceitos e contextos idealizados, não visualizando situações reais de sala de aula. Na sequência, são apresentados os principais métodos utilizados no ensino da Libras, ilustrados com experiência das autoras. Nas considerações finais apresentam-se algumas tendências, empregadas no ensino de Libras.
Abstract: This paper aims to reflect on teaching strategies of the Brazilian Sign Language – Libras. Initially, a brief history on the teaching of Libras, beginning on the middle 80’s until the present day is presented. The theoretical perspectives on second language teaching in general, with an emphasis on Kumaravadivelu's (2003) postmethod pedagogy, are presented in sequence. It is a response to teachers' dissatisfaction with methods based on idealized concepts and contexts, not visualizing real classroom situations. Following are the main methods used in the teaching of Libras, illustrated with the experience of the authors. In the final considerations are presented some tendencies, which have been used in the teaching of Libras nowadays.
Asunto: Língua brasileira de sinais
Surdos - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.19354
URI: http://hdl.handle.net/1843/49248
Fecha del documento: 29-jun-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Trama
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Estratégias de ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua.pdf283.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.