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http://hdl.handle.net/1843/49270
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Projeto de intervenção organizacional nas escolas municipais de Murici para implantação de práticas educativas de saúde |
Autor(es): | Ana Patrícia De Souza Silva |
primer Tutor: | Izabel Maia Novaes |
primer miembro del tribunal : | Ana Cláudia Porfírio Couto |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção organizacional nas escolas municipais de Murici para implantação de práticas educativas de saúde. Para elaboração desta proposta foi necessário fazer um diagnostico situacional, pesquisar nas bases de dados sobre os assuntos relacionados e elaboração do plano de ação, utilizando-se o Planejamento Estratégico Situacional. O problema escolhido foi “ Falta de apoio dos profissionais da saúde e da educação em relação ao Programa Saúde na Escola”. O mesmo apresenta os seguintes nós críticos:NC1: ausência de recursos para apoio dos profissionais irem à escola;NC2: falta de programação eficiente das atividades desenvolvidas na escola;NC3: falta de apoio de alguns profissionais da educação com o programa saúde na escola; NC4: ausência da continuidade de atendimento do escolar assistido. Nos quais foram elaboradas operações desses problemas; identificação dos recursos críticos, foi feita a análise de viabilidade e o plano operativo. Espera-se que as equipes de saúde junto com as escolas possam planejar juntas as atividades desenvolvidas no âmbito escolar, possibilitando uma visão mais ampla da saúde, saindo da visão tradicional e biológica para uma saúde mais de promoção e prevenção. |
Abstract: | The objective was to prepare an organizational intervention project in public schools in Murici to implement educational health practices. For preparation of this proposal was necessary to make a situational diagnosis, research in databases on the issues and preparing the action plan, using the Situational Strategic Planning. The chosen problem was "lack of support from health professionals and education in relation to the School Health Program." The same has the following critical nodes: NC1: lack of resources to support the professionals go to school; NC2: lack of efficient planning of activities at school; NC3: lack of support from some education professionals with the health program at school; NC4: lack of continuity of care assisted school. In which these problems operations have been prepared; identification of critical resources, feasibility analysis and business plan has been made. It is expected that the health teams along with schools can plan together the activities in schools, enabling a broader view of health, leaving the traditional and biological vision for a more health promotion and prevention. |
Asunto: | Serviços de Saúde Escolar Planejamento Estratégico Promoção da Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49270 |
Fecha del documento: | 21-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estratégia Saúde da Família |
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