Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Izabel Maia Novaespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9167508019063742pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cláudia Porfírio Coutopt_BR
dc.creatorAna Patrícia De Souza Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9599862475890294pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T13:45:08Z-
dc.date.available2023-01-31T13:45:08Z-
dc.date.issued2015-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49270-
dc.description.abstractThe objective was to prepare an organizational intervention project in public schools in Murici to implement educational health practices. For preparation of this proposal was necessary to make a situational diagnosis, research in databases on the issues and preparing the action plan, using the Situational Strategic Planning. The chosen problem was "lack of support from health professionals and education in relation to the School Health Program." The same has the following critical nodes: NC1: lack of resources to support the professionals go to school; NC2: lack of efficient planning of activities at school; NC3: lack of support from some education professionals with the health program at school; NC4: lack of continuity of care assisted school. In which these problems operations have been prepared; identification of critical resources, feasibility analysis and business plan has been made. It is expected that the health teams along with schools can plan together the activities in schools, enabling a broader view of health, leaving the traditional and biological vision for a more health promotion and prevention.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção organizacional nas escolas municipais de Murici para implantação de práticas educativas de saúde. Para elaboração desta proposta foi necessário fazer um diagnostico situacional, pesquisar nas bases de dados sobre os assuntos relacionados e elaboração do plano de ação, utilizando-se o Planejamento Estratégico Situacional. O problema escolhido foi “ Falta de apoio dos profissionais da saúde e da educação em relação ao Programa Saúde na Escola”. O mesmo apresenta os seguintes nós críticos:NC1: ausência de recursos para apoio dos profissionais irem à escola;NC2: falta de programação eficiente das atividades desenvolvidas na escola;NC3: falta de apoio de alguns profissionais da educação com o programa saúde na escola; NC4: ausência da continuidade de atendimento do escolar assistido. Nos quais foram elaboradas operações desses problemas; identificação dos recursos críticos, foi feita a análise de viabilidade e o plano operativo. Espera-se que as equipes de saúde junto com as escolas possam planejar juntas as atividades desenvolvidas no âmbito escolar, possibilitando uma visão mais ampla da saúde, saindo da visão tradicional e biológica para uma saúde mais de promoção e prevenção.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Estratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma saúde na escolapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico situacionalpt_BR
dc.subjectPromoção de saúdept_BR
dc.subject.otherServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.titleProjeto de intervenção organizacional nas escolas municipais de Murici para implantação de práticas educativas de saúdept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estratégia Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc final.pdf766.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.