Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49294
Type: | Dissertação |
Title: | Relações entre o planejamento da aula e a prática de ensino |
Authors: | Nirlene da Consolação Oliveira |
First Advisor: | Nair Aparecida Rodrigues Pires |
Abstract: | Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o planejamento da aula e a prática de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados no momento de retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19. Utilizou-se entrevista semiestruturada, análise de documentos de planejamento e observação não participante da aula de uma professora atuante no 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, na disciplina Língua Portuguesa. Para uma análise didática sobre planejamento, buscou-se referências na obra de Gauthier et al. (2013) e Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), no que se refere às estratégias de planejamento e da prática de ensino nas funções de gestão dos aprendizados e gestão da classe. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com base em Bardin (2016). Como principais conclusões assinala-se que, no contexto pesquisado, o livro didático é o guia do planejamento das aulas, orientado basicamente para o conteúdo da disciplina, distribuído em etapas do ano letivo. A avaliação diagnóstica e o sequenciamento ano a ano são pontos ausentes no planejamento, resultando num planejamento estanque e descontextualizado. Comportamentos, valores, atitudes e organização são tratados com base na experiência e na intuição docentes, no momento da demanda, sem planejamento. As condições de trabalho do professor obstam a construção do planejamento como instrumento didático e político. |
Subject: | Educação Planejamento educacional Plano de aula Prática de ensino Ensino fundamental Didática Prática docente Escolas - Organização e administração |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49294 |
Issue Date: | 1-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Nirlene C Oliveira 22.12.2022.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.