Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49294
Type: Dissertação
Title: Relações entre o planejamento da aula e a prática de ensino
Authors: Nirlene da Consolação Oliveira
First Advisor: Nair Aparecida Rodrigues Pires
Abstract: Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o planejamento da aula e a prática de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados no momento de retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19. Utilizou-se entrevista semiestruturada, análise de documentos de planejamento e observação não participante da aula de uma professora atuante no 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, na disciplina Língua Portuguesa. Para uma análise didática sobre planejamento, buscou-se referências na obra de Gauthier et al. (2013) e Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), no que se refere às estratégias de planejamento e da prática de ensino nas funções de gestão dos aprendizados e gestão da classe. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com base em Bardin (2016). Como principais conclusões assinala-se que, no contexto pesquisado, o livro didático é o guia do planejamento das aulas, orientado basicamente para o conteúdo da disciplina, distribuído em etapas do ano letivo. A avaliação diagnóstica e o sequenciamento ano a ano são pontos ausentes no planejamento, resultando num planejamento estanque e descontextualizado. Comportamentos, valores, atitudes e organização são tratados com base na experiência e na intuição docentes, no momento da demanda, sem planejamento. As condições de trabalho do professor obstam a construção do planejamento como instrumento didático e político.
Subject: Educação
Planejamento educacional
Plano de aula
Prática de ensino
Ensino fundamental
Didática
Prática docente
Escolas - Organização e administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49294
Issue Date: 1-Nov-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Nirlene C Oliveira 22.12.2022.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.