Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180532373982404pt_BR
dc.contributor.referee1João Bosco Laudarespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Rafaela Correia Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Jorge Luis Costapt_BR
dc.creatorAngélica Rodrigues Venturapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1767153561946111pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T11:08:30Z-
dc.date.available2023-02-01T11:08:30Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49322-
dc.description.abstractIn this dissertation we bring text fragments that, as a whole, build the narrative of our research. Connecting fragments at this moment, after experiencing the serious health crisis caused by the COVID-19 pandemic, seemed to us the most sincere and honest way to report what we experienced. The interconnected fragments lead us to the research reported here, that observed the participation and movement of teachers, in continuing and/or initial training, involved with the teaching of mathematics in basic education, in the geometric construction workshops developed by us. The workshops were conceived before the pandemic and reformulated during it, according to the observations we have made and guided by the current sanitary conditions. From the face-to-face workshop to the workshop to be conducted remotely, we sought to maintain the founding concepts: to solve challenges, involving participants in exploratory and investigative processes that would trigger, in the course of the workshop, the mobilization of a list of knowing and knowledge (already acquired or under construction) about geometric constructions. The starting point was the Mandalas that could be decomposed into basic geometric constructions. The teaching methodological proposal bet on the complex-simple dialectic relationship – mandalabasic geometric objects – intrinsic in the construction of knowledge. The research aimed to observe and seek to understand the mobilization or not of knowing and knowledge by the participants of the workshops in solving the geometric challenges, combining Geometric Design with the use of traditional tools “ruler and compass” and GeoGebra software. This text brings together the processes in which the workshops were conceived, their initial formulation and reformulations and, finally, the observations of the researcher of the workshops in face-to-face and virtual formats. It is noteworthy that the experiments, face-to-face and virtual, even in different scenarios and with certain limitations managed to promote a collaborative learning environment where it was possible to provoke discussions and observe mobilization of knowledge about the geometric elements present in the construction of the structures. Mandalas. To publicize part of this work, we prepared a book, the educational resource, entitled Geodalas: Desafios Geométricos – Mandalas com régua, compasso e GeoGebra, where we gathered the Geometric Constructions of Mandalas, their resolutions and suggestions for Mathematics teachers.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação trazemos fragmentos de texto que, em seu conjunto, constroem a narrativa de nossa pesquisa. Conectar fragmentos neste momento, depois de vivenciar a grave crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, pareceu-nos a forma mais sincera e honesta de relatar o que vivenciamos. Os fragmentos, interligados, remetem-nos à pesquisa aqui relatada, a qual observou a participação e o movimento de professores, em formação continuada e/ou inicial, envolvidos com o ensino de matemática na Educação Básica, nas oficinas de Construções Geométricas por nós elaboradas. As oficinas foram concebidas antes da pandemia e reformuladas durante ela, de acordo com as constatações feitas e orientadas pelas condições sanitárias vigentes. Da oficina presencial à oficina a ser conduzida de forma remota, buscou-se manter as concepções fundadoras: solucionar desafios, envolvendo participantes em processos exploratórios e investigativos que desencadeassem, no curso da oficina, a mobilização de um rol de saberes e conhecimentos (já adquiridos ou em construção) sobre Construções Geométricas. O ponto de partida foram as Mandalas, que poderiam ser decompostas em Construções Geométricas básicas. A proposta metodológica de ensino apostou na relação dialética complexo-simples – mandala-objetos geométricos básicos –, intrínseca à construção do conhecimento. A pesquisa teve por objetivo observar e buscar compreender a mobilização ou não de saberes e conhecimentos por parte dos participantes das oficinas na resolução dos Desafios Geométricos, aliando o Desenho Geométrico ao uso de ferramentas tradicionais “régua e compasso” e o software GeoGebra. Este texto reúne os processos em que as oficinas foram concebidas, sua formulação inicial e reformulações e, finalmente, as observações participantes da pesquisadora das oficinas nos formatos presencial e virtual. Ressalta-se que os experimentos, presenciais e virtuais, mesmo em cenários diferentes e com certas limitações conseguiram promover um ambiente de aprendizagem colaborativa, em que foi possível provocar discussões e notar mobilização, por parte dos participantes, de saberes e conhecimentos sobre os elementos geométricos presentes na construção das Mandalas. Para divulgar parte desse trabalho, elaboramos um livro, o recurso educacional, intitulado Geodalas: Desafios Geométricos – Mandalas com régua, compasso e GeoGebra, no qual reunimos as Construções Geométricas de Mandalas, suas resoluções e sugestões para professores de Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectDesafios geométricospt_BR
dc.subjectMandalas geométricaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Métodos de ensino Geometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeometria - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherDesenho geométrico - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenho geométrico - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherGeoGebra (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherMandala - Desenho por computador - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleFragmentos de uma pesquisa – desafios geométricos, geogebra e "régua e compasso": estudando geometria por meio de construções de mandalas geométricaspt_BR
dc.title.alternativeFragments of a research – geometric challenges, geogebra and "ruler and compass": studying geometry through the construction of geometric mandalaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Angelica R Ventura FaE - versão final.pdfDissertação de autoria de Angélica Rodrigues Ventura - Fragmentos de uma pesquisa – desafios geométricos, GeoGebra e "régua e compasso": estudando Geometria por meio de construções de Mandalas Geométricas21.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons