Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49323
Type: Monografia (especialização)
Title: Gestão democrática na escola: contribuições e importância do PDE na Gestão Democrática
Authors: Arlene das Graças de Oliveira
First Advisor: Maria Angélica Araújo Ribeiro
Abstract: Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do PDE na escola, visando assim contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade promovendo melhorias no nível de desempenho dos alunos e uma gestão democrática com a participação de todos no processo educativo. A escola para ser administrada como organização, como um sistema precisa planejar organizar-se, ter um gestor com forte liderança e controle das ações, dos processos e dos diferentes recursos que podem viabilizá-la. Portanto torna-se cada vez mais evidente que não há lugar para uma escola sem condições adequadas de organização e funcionamento, seu espaço para definição e organização e funcionamento. Seu espaço de definição e organização de seus processos. O PDE vem de encontro às necessidades, dotando a escola de um poderoso e moderno instrumento de planejamento. O processo de elaboração do PDE será um passo que sinalizará que a escola deixou de ser burocrática meramente cumpridora de normas sinalizando que ela vem buscar uma nova identidade, novo dinamismo, novo compromisso que está próximo e a serviço dos alunos, dos pais e da comunidade, que estará disposta a prestar contas de sua atuação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49323
Issue Date: 18-Nov-2009
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLENE DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA.pdf433.9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons