Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49410
Type: Monografia (especialização)
Title: A gestão democrática da escola e a participação da comunidade
Authors: Arlinda Paulino Martins Lopes
First Advisor: Hérica Angela Borba
Abstract: O presente trabalho realizou um estudo sobre a gestão democrática da escola e a contribuição da comunidade no processo decisório. Através da pesquisa bibliográfica foi possível verificar o papel dos conselhos escolares e embasar uma análise da contribuição do conselho escolar no Centro de Educação Infantil Luizinha Gonçalves Soares. Também foi possível verificar se a comunidade participa efetivamente do processo decisório do CEMEI Luizinha Gonçalves Soares; analisar as formas da participação da comunidade nos processos decisórios; bem como a contribuição da comunidade escolar para a promoção da educação democrática no processo educacional, apoiando e auxiliando os gestores em assuntos pedagógicos, administrativos e financeiros. A linha de pesquisa foi a gestão democrática na escola. Verificou-se a necessidade de os conselheiros escolares receberem capacitação para assegurar a aumento e a melhoria da participação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49410
Issue Date: 13-Feb-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLINDA PAULINO MARTINS LOPES.pdf385.07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons