Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49410
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A gestão democrática da escola e a participação da comunidade |
Authors: | Arlinda Paulino Martins Lopes |
First Advisor: | Hérica Angela Borba |
Abstract: | O presente trabalho realizou um estudo sobre a gestão democrática da escola e a contribuição da comunidade no processo decisório. Através da pesquisa bibliográfica foi possível verificar o papel dos conselhos escolares e embasar uma análise da contribuição do conselho escolar no Centro de Educação Infantil Luizinha Gonçalves Soares. Também foi possível verificar se a comunidade participa efetivamente do processo decisório do CEMEI Luizinha Gonçalves Soares; analisar as formas da participação da comunidade nos processos decisórios; bem como a contribuição da comunidade escolar para a promoção da educação democrática no processo educacional, apoiando e auxiliando os gestores em assuntos pedagógicos, administrativos e financeiros. A linha de pesquisa foi a gestão democrática na escola. Verificou-se a necessidade de os conselheiros escolares receberem capacitação para assegurar a aumento e a melhoria da participação. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49410 |
Issue Date: | 13-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARLINDA PAULINO MARTINS LOPES.pdf | 385.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License