Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49427
Tipo: Artigo de Periódico
Título: The contextual interference effect in the learning of a manual aiming task
Título(s) alternativo(s): O efeito da interferência contextual na aprendizagem de uma tarefa de apontamento manual
Autor(es): Natália Lelis Torres
Herbert Ugrinowitsch
Tercio Apolinário de Souza
Guilherme Menezes Lage
Resumo: The association between contextual interference effect (CIE) and kinematic measures has been little investigated. The purpose of this study was to investigate the CIE on velocity and acceleration kinematic profiles of upper limb. Thirty-two subjects (23,7 ± 3,3 years) were assigned to groups of blocked practice (GPB) and random practice (GPA). The task consisted in achieve three targets in three specific sequences as quickly and accurately as possible. The study was designed in acquisition phase and transfer test. The variables of performance were reaction time, movement time, and response time and the kinematic variables were peak of speed, relative time to peak of speed, and number of peak acceleration points. The main findings showed that GPA showed lower movement time and response time than GPB. Regression analysis indicated that change in peak velocity during practice was associated to the change of the reaction time from practice to the transfer test. As peak velocity is a measure related to preprogramming, it is suggested that central control was essential to the CIE.
Abstract: Pouco se sabe a respeito da associação entre o efeito da interferência contextual (EIC) e medidas cinemáticas. O objetivo do presente estudo foi investigar o EICnosperfis cinemáticos de velocidade e aceleraçãodo membro superior. Vintee dois participantes (23,7 ± 3,3 anos)foram alocados emdoisgrupos de prática:em blocos (GPB) e aleatória (GPA). Atarefa consistiuem acertar três alvos apresentados no monitor em três sequências pré-determinadas o mais rápido e preciso possível. O estudo foi dividido em fase de aquisição eteste de transferência.As variáveis de desempenho foram tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta e as variáveis cinemáticas foram pico de velocidade, tempo relativo para o pico de velocidade e número de correções para alcançar o alvo.Os principais achados mostraram que o GPA apresentou menor tempo de movimento e de resposta do que o GPB. Análise de regressão indicouque amudança observada ao longo da prática para amedida de pico de velocidade estava associada à mudança do tempo de reaçãoda fase de aquisição para o teste de transferência.Como o pico de velocidade é uma medida associada à pré-programação, sugere-se que o controle central sejaessencial para a observação do EIC.
Assunto: Aprendizagem
Memória
Fenômenos biomecânicos
Cinemática
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2904
URI: http://hdl.handle.net/1843/49427
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/jpe/a/rDGPj6JmtVR8DNthQ5nVLch/abstract/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Physical Education
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