Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNatália Lelis Torrespt_BR
dc.creatorHerbert Ugrinowitschpt_BR
dc.creatorTercio Apolinário de Souzapt_BR
dc.creatorGuilherme Menezes Lagept_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T12:47:18Z-
dc.date.available2023-02-02T12:47:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2904pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49427-
dc.description.abstractPouco se sabe a respeito da associação entre o efeito da interferência contextual (EIC) e medidas cinemáticas. O objetivo do presente estudo foi investigar o EICnosperfis cinemáticos de velocidade e aceleraçãodo membro superior. Vintee dois participantes (23,7 ± 3,3 anos)foram alocados emdoisgrupos de prática:em blocos (GPB) e aleatória (GPA). Atarefa consistiuem acertar três alvos apresentados no monitor em três sequências pré-determinadas o mais rápido e preciso possível. O estudo foi dividido em fase de aquisição eteste de transferência.As variáveis de desempenho foram tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta e as variáveis cinemáticas foram pico de velocidade, tempo relativo para o pico de velocidade e número de correções para alcançar o alvo.Os principais achados mostraram que o GPA apresentou menor tempo de movimento e de resposta do que o GPB. Análise de regressão indicouque amudança observada ao longo da prática para amedida de pico de velocidade estava associada à mudança do tempo de reaçãoda fase de aquisição para o teste de transferência.Como o pico de velocidade é uma medida associada à pré-programação, sugere-se que o controle central sejaessencial para a observação do EIC.pt_BR
dc.description.resumoThe association between contextual interference effect (CIE) and kinematic measures has been little investigated. The purpose of this study was to investigate the CIE on velocity and acceleration kinematic profiles of upper limb. Thirty-two subjects (23,7 ± 3,3 years) were assigned to groups of blocked practice (GPB) and random practice (GPA). The task consisted in achieve three targets in three specific sequences as quickly and accurately as possible. The study was designed in acquisition phase and transfer test. The variables of performance were reaction time, movement time, and response time and the kinematic variables were peak of speed, relative time to peak of speed, and number of peak acceleration points. The main findings showed that GPA showed lower movement time and response time than GPB. Regression analysis indicated that change in peak velocity during practice was associated to the change of the reaction time from practice to the transfer test. As peak velocity is a measure related to preprogramming, it is suggested that central control was essential to the CIE.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of Physical Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectBiomechanical phenomenonapt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherFenômenos biomecânicospt_BR
dc.subject.otherCinemáticapt_BR
dc.titleThe contextual interference effect in the learning of a manual aiming taskpt_BR
dc.title.alternativeO efeito da interferência contextual na aprendizagem de uma tarefa de apontamento manualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/jpe/a/rDGPj6JmtVR8DNthQ5nVLch/abstract/?lang=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2860-0353pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0317-1940pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2136-0238pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8296-3676pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The contextual interference effect in the learning of a manual aiming task.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.