Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49464
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
Autor(es): | Heloiza Fernanda Cardoso |
Primeiro Orientador: | Mariana Cavaca Alves do Valle |
Resumo: | O presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49464 |
Data do documento: | 28-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELOIZA FERNANDA CARDOSO.pdf | 81.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons