Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariana Cavaca Alves do Valle | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3351490739924494 | pt_BR |
dc.creator | Heloiza Fernanda Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T15:33:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T15:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49464 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico (PPP) | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELOIZA FERNANDA CARDOSO.pdf | 81.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License