Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariana Cavaca Alves do Vallept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3351490739924494pt_BR
dc.creatorHeloiza Fernanda Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T15:33:56Z-
dc.date.available2023-02-02T15:33:56Z-
dc.date.issued2011-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49464-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto Político Pedagógico (PPP)pt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleEsforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELOIZA FERNANDA CARDOSO.pdf81.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons