Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49466
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Inajara de Salles Viana Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093998668162304pt_BR
dc.creatorKátia Simone de Almeida Melo Reispt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T15:37:33Z-
dc.date.available2023-02-02T15:37:33Z-
dc.date.issued2009-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49466-
dc.description.resumoPretende-se focalizar neste trabalho a participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Mestra Fininha por entender que o mesmo tem reflexos no processo de democratização da gestão escolar. Procura-se refletir sobre os principais aspectos que perpassam a dinâmica da gestão participativa na escola, tomando como foco a participação no processo de tomada de decisão em colegiado. Através deste trabalho, tenciona-se buscar entendimento da dimensão da participação da comunidade na organização escolar, na perspectiva da dimensão da participação da comunidade frente à democratização do processo de decisão no interior da escola. O fenômeno observado é a participação da comunidade no contexto da gestão democrática. Interroga-se o papel dos Conselhos Escolares enquanto instrumentos de representatividade máxima na articulação dos problemas inerentes à escola e à comunidade escolar; ou seja, concebidos como local de debate e tomada de decisões e que permitem que os segmentos que os compõem explicitem seus interesses, suas reivindicações, examinando com profundidade os múltiplos aspectos que envolvem a participação da comunidade na gestão da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Mestra Fininhapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleO processo de decisão na perspectiva da gestão democrática e sua relação com o projeto político pedagógico da Escola Municipal Mestra Fininhapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA SIMONE DE ALMEIDA MELO REIS.pdf545.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons