Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Inajara de Salles Viana Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2093998668162304 | pt_BR |
dc.creator | Kátia Simone de Almeida Melo Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T15:37:33Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T15:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49466 | - |
dc.description.resumo | Pretende-se focalizar neste trabalho a participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Mestra Fininha por entender que o mesmo tem reflexos no processo de democratização da gestão escolar. Procura-se refletir sobre os principais aspectos que perpassam a dinâmica da gestão participativa na escola, tomando como foco a participação no processo de tomada de decisão em colegiado. Através deste trabalho, tenciona-se buscar entendimento da dimensão da participação da comunidade na organização escolar, na perspectiva da dimensão da participação da comunidade frente à democratização do processo de decisão no interior da escola. O fenômeno observado é a participação da comunidade no contexto da gestão democrática. Interroga-se o papel dos Conselhos Escolares enquanto instrumentos de representatividade máxima na articulação dos problemas inerentes à escola e à comunidade escolar; ou seja, concebidos como local de debate e tomada de decisões e que permitem que os segmentos que os compõem explicitem seus interesses, suas reivindicações, examinando com profundidade os múltiplos aspectos que envolvem a participação da comunidade na gestão da escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Mestra Fininha | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | O processo de decisão na perspectiva da gestão democrática e sua relação com o projeto político pedagógico da Escola Municipal Mestra Fininha | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KÁTIA SIMONE DE ALMEIDA MELO REIS.pdf | 545.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License