Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49467
Type: Dissertação
Title: Mulheres em territórios de conflitos e violência: a docente universitária e o sofrimento mental antes e durante a pandemia
Authors: Joelma Silva Andrade
First Advisor: Helian Nunes de Oliveira
First Co-advisor: Fernando Machado Vilhena Dias
Abstract: Diante do contexto da pandemia de Covid-19 e dos impactos na saúde global, esta pesquisa trabalhou com o objetivo de analisar a saúde mental e os conflitos quanto ao gênero na docência universitária antes e depois do início da pandemia em instituições universitárias públicas em Minas Gerais. No intuito de coletar dados que contribuam nas possíveis correlações com sofrimento mental, trabalho docente e gênero, a pesquisa possui uma perspectiva antropológica médica. O delineamento do estudo foi qualitativo, descritivo e de campo. Foram realizadas entrevistas informantes-chave com seis docentes de instituições universitárias públicas em Minas Gerais que possuíam conhecimento, experiência e envolvimento na comunidade acadêmica, tais como chefias, a respeito da opinião sobre o tema saúde mental, diferenças quanto a gênero, a trabalho e à pandemia. Esta pesquisa mostrou os conflitos vivenciados pelas docentes universitárias no exercício da profissão antes e durante a pandemia da Covid-19. As categorias identificadas foram: sobrecarga de trabalho; o contexto da profissão docente e o ensino remoto emergencial; as relações de gênero, pandemia e sofrimento mental. Destacou-se a sobrecarga de trabalho diante das múltiplas naturezas das tarefas da (o) docente: gestão, ensino, pesquisa e extensão; as relações de conflito na tríade casa, trabalho e pandemia; a precarização, a intensificação, a extensificação no trabalho docente; o contexto da profissão docente e o ensino remoto emergencial; as relações de gênero; a maternidade e docência. Além disso, o sofrimento mental aparece advindo desses tópicos antes da pandemia e amplificados durante a pandemia. Concluiu-se que, em relação à promoção da saúde mental das mulheres pesquisadoras-mães-filhas, no âmbito micro, são especificadas ações-práticas do cuidado físico e mental, da amizade, da troca entre os pares e alunas (os); já no âmbito macro, suscita-se ações maiores e estruturantes da organização do trabalho docente nas universidades na busca de ressignificar a ideologia sexista ainda vigente e a relação de produtivismo e competência profissional. Tal contexto desconsidera a esfera constituinte das universidades públicas, qual seja, ser lugar de produção de conhecimento e de transformação social.
Abstract: Given the context of the Covid-19 pandemic and its impacts on global health, this research aims to analyze mental health and gender conflicts in university teaching before and after the start of the pandemic in public universities of Minas Gerais. In order to collect data that could contribute to possible correlations with mental suffering, teaching work and gender, we took a medical anthropological perspective. The study approach was qualitative, descriptive and based on fieldwork. Six professors from public universities of Minas Gerais – with knowledge, experience and academic engagement – were interviewed on mental health, gender differences, work, and pandemic. This research exposes the conflicts experienced by these professors before and during the pandemic. The identified categories are work overload; the context of the teaching profession and the emergency of the remote teaching; gender relations, pandemic and mental suffering. Among them, the work overload stands out in view of the multiple nature of the teacher's tasks – management, teaching, research and extension; conflicting relations in home, work, and pandemic; precariousness, intensification, and extensification in teaching; the context of the teaching profession and the emergency of the remote teaching; gender relations; motherhood and teaching. Besides, mental distress appears before the pandemic and has increased so far. The results showed that promotion of mental health of women-researchers mothers-daughters in a micro dimension points to practical actions of physical and mental care, friendship, and interaction between peers and students. On the other hand, in a macro dimension, it raises more structuring actions related to the organization of teaching work in the universities in the pursuit of reframing sexism, that is still in force, as well as the relation between productivism and professional competence. This context disregards the constituent sphere of public universities, that is, being a place of knowledge production and social transformation.
Subject: Angústia Psicológica
Ensino
Relações Interpessoais
COVID-19
Pandemias
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49467
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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