Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49493
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Isabel de Oliveira e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9448803576146788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Iza Rodrigues da Luz | pt_BR |
dc.creator | Andréa Nunes da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T11:15:10Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T11:15:10Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49493 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a questão da auto-estima em crianças afro brasileiras de 2 anos da educação infantil. As crianças que foram objetos de minha pesquisa mesmo que muito pequenas e em fase de desenvolvimento da linguagem oral, foram capazes de expressar de maneira muito significativa o seu pensamento e suas preferências. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido na turma do maternal ll utilizei com as crianças em todos os momentos, atividades lúdicas e procurei envolver os pais ou responsáveis em algumas atividades. Percebi que algumas crianças da instituição que trabalho não valorizavam a beleza negra, não por que não gostavam, mas simplesmente porque não a conheciam. Nesse sentido fez necessário proporcionar a criança conhecer a si mesma, ao colega, perceber e observar as várias formas de beleza existentes na turma, na escola no mundo. As reflexões nas rodas de conversas ajudaram a criança a iniciar o processo de construção do pensamento sobre sua identidade, a perceber a presença do outro, e a compartilhar com todos os materiais que eram usados nas atividades. A participação das famílias foi essencial, ao lerem as estórias para as crianças, ao ajudarem e incentivarem a fazer os desenhos, contribuíram de maneira muito significativa nessa construção. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | “Construção de uma visão positiva de si: crianças afro-brasileiras na Educação Infantil.” | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento em pdf.pdf | 5.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License