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http://hdl.handle.net/1843/49505
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9526315090152529 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Miriam Lúcia dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2369398340584613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria José Batista Pinto | pt_BR |
dc.creator | Águida Aparecida Laporte Sobrinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T13:03:58Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T13:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49505 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de alunos de 4(quatro) anos. O tema central deste trabalho foi “A afirmação da identidade da criança negra” _e teve como principal objetivo possibilitar o desenvolvimento de valores básicos; o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sóciocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática, resgatando a auto-estima das crianças negras. Este trabalho está estruturado em 3 (três) partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca de como abordar as questões raciais na Educação Infantil. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações desenvolvidas, destacando a utilização de recursos importantes como a literatura Infantil e filmes, excelentes instrumentos adequados à faixa etária dos alunos. Finalmente na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito ressaltando a tentativa de estabelecer um pacto político com a escola e a comunidade escolar de forma dinâmica, bem estabelecida, acreditando que a informação foi o principal meio de diluir e exterminar preconceitos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Questões Raciais | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicoraciais | pt_BR |
dc.title | A afirmação da identidade da criança negra | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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