Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49527
Type: Tese
Title: Trabalho docente no ensino superior privado : análise das condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho
Other Titles: Teaching work in private higher education : analysis of work conditions and quality of work life
Authors: Silvino Paulino dos Santos Neto
First Advisor: Livia de Oliveira Borges
First Referee: Kely Cezar Martins Paiva
Second Referee: Zélia Miranda Kilimnik
Third Referee: Anderson de Souza Sant'anna
metadata.dc.contributor.referee4: Camila Teixeira Helena de Araújo
Abstract: O objetivo desta tese foi analisar as condições de trabalho como indicador de qualidade de vida dos docentes de Instituições Privadas no Ensino Superior, a partir do contexto que estes profissionais vivenciam. Inicialmente apresentei uma análise crítica de modelos de Qualidade de Vida no Trabalho e a proposição de um modelo teórico, partindo dos pressupostos das psicossociologias. Na pesquisa empírica e de campo, optei por utilizar a combinação de técnicas de coleta e análise de dados em duas etapas: a primeira consistindo em aplicação de um survey com o Questionário de Condições de Trabalho (QCT) de Borges et. al (2021). Na segunda etapa entrevistei docentes do ensino superior privado com objetivo de descrever e analisar as condições de trabalho, identificar os elementos da precarização, bem como elas configuram a qualidade de vida dos docentes. Os resultados mostraram, de acordo com os fatores de condições de trabalho que os professores tendem a perceber no fator Exigência, Contradição e Condições de Trabalho, contraditoriamente, um respeito as suas limitações ao mesmo tempo que percebem ser são mais exigidos. Para o Fator Comunicação, Desafios e Participação, eles percebem um grau elevado no nível de Informatização, sendo recrutados a todo momento em e-mails e aplicativos. No Fator Suporte e Planejamento, eles tendem a perceber que o trabalho docente é guiado por uma gestão por objetivos, seguidos de um alto grau de normatização, ainda os resultados desse fator demonstraram um baixo suporte e proteção dos gestores. Paralelamente, os resultados das entrevistas puderam descrever que as exigências apresentadas para estes trabalhadores descrevem novas responsabilidades que ultrapassam suas responsabilidades acadêmicas os responsabilizando por obrigações administrativas e marketing das instituições. Por fim, apliquei uma análise de conglomerado para identificar como a amostra (N=460) se agrupava levando em consideração as variáveis de inserção social. Os grupos se organizaram em professores Novatos Especialistas, Novatos Doutores, Intermediários Mestres, Veteranos Mestres e Veteranos Doutores. De acordo com os fatores de condições de trabalho dentre todos os grupos, os Novatos Doutores foi o grupo mais sensível as condições de trabalho e os Novatos Especialistas os menos sensíveis. Por fim, pude concluir que estudar a QVT por meio das condições de trabalho afere que a QVT não depende somente dos trabalhadores e que tal fenômeno pode ser observado de maneira coletiva levando em consideração os sujeitos e suas relações, as organizações e seus objetivos e as políticas sociais e econômicas administradas pelo Estado.
Abstract: The objective of this thesis was to analyze working conditions as an indicator of quality of life for teachers in Private Institutions in Higher Education, based on the context these professionals experience. Initially, I presented a critical analysis of Quality of Life at Work models and the proposal of a theoretical model, based on the assumptions of psychosociology. In the empirical and field research, I chose to use the combination of data collection and analysis techniques in two stages: the first one consisting in the application of a survey with the Working Conditions Questionnaire (QCT) by Borges et. al (2021). In the second stage, I interviewed private higher education professors with the aim of describing and analyzing the working conditions, identifying the elements of precariousness, as well as how they shape the quality of life of the professors. The results showed, according to the factors of working conditions that teachers tend to perceive in the factor Demand, Contradiction and Working Conditions, contradictorily, a respect for their limitations at the same time that they perceive they are more demanded. For the Communication, Challenges and Participation Factor, they perceive a high degree in the level of Computerization, being recruited all the time in emails and applications. In the Support and Planning Factor, they tend to perceive that the teaching work is guided by management by objectives, followed by a high degree of standardization, yet the results of this factor demonstrate low support and protection from managers. At the same time, the results of the interviews were able to describe that the demands presented to these workers describe new responsibilities that go beyond their academic responsibilities, making them responsible for administrative and marketing obligations of the institutions. Finally, I applied a cluster analysis to identify how the sample (N=460) was grouped taking into account social inclusion variables. The groups were organized into Novice Specialist teachers, Novice Doctors, Intermediate Masters, Veteran Masters and Veteran Doctors. According to the working conditions factors among all groups, Novice Doctors were the most sensitive to working conditions and Novice Specialists were the least sensitive. Finally, I was able to conclude that studying QWL through working conditions shows that QWL does not depend only on workers and that this phenomenon can be observed collectively taking into account the subjects and their relationships, organizations and their objectives and social and economic policies administered by the state.
Subject: Psicologia - Teses
Trabalho - Teses
Qualidade de vida no trabalho - Teses
Professores - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49527
Issue Date: 30-Aug-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VersãoCorrigida_Final.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.