Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49531
Tipo: Tese
Título: A gênese da ética de Kant : o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia
Autor(es): Bruno Leonardo Cunha
Primeiro Orientador: Leonardo Alves Vieira
Primeiro membro da banca : Giorgia Cecchinato
Segundo membro da banca: Luiz Paulo Rouanet
Terceiro membro da banca: Vinicius Berlendis de Figueiredo
Quarto membro da banca: Joãosinho BeckenKamp
Resumo: A filosofia moral de Kant é um dos grandes pilares da reflexão ética do ocidente. O que pouco se sabe é que a noção básica sobre o qual a ética kantiana foi construída, a saber, o conceito de autonomia da vontade, foi desenvolvido a partir da tentativa de solucionar um conjunto de problemas de caráter metafísico e teológico que só puderam ser superados através de uma nova metafísica prática. Em vista disso, essa pesquisa é uma tentativa de reconstrução do pensamento moral kantiano em seu desenvolvimento, buscando enfatizar, sobretudo, a importância do problema da teodiceia na gênese das originais concepções de Kant sobre a liberdade e o mundo moral que emergiram a partir do meio dos anos de 1760 e encontraram seu amadurecimento na década posterior. Essa tentativa de reconstrução se guiará pela sequência cronológica dos escritos pré-críticos e das reflexões de Kant do Legado Manuscrito além de suas Preleções de Ética, fontes compreendidas temporalmente entre meados de 1750 e a primeira metade da década de 1780. Em um primeiro momento, analisar-se-á a gênese do problema moral a partir do posicionamento crítico de Kant - devido àquelas objeções levantadas justamente pela teodiceia - diante da compreensão intelectualista dos conceitos de perfeição e vontade da forma como foi assumida pela escolástica alemã. Em um segundo momento, destacar-se-á o início de uma reformulação influenciada diretamente por Crusius e os moralistas ingleses, que culminará em uma recolocação do problema ético tendo em vista os papéis da razão e do sentimento. O terceiro momento é caracterizado pela assimilação kantiana do pensamento de Rousseau. Esta influência vai impulsionar a emergência de uma nova compreensão do conceito de perfeição como atributo interno da vontade, proporcionando o suporte para um novo conceito metafísico de filosofia prática. Emergirá, com efeito, uma solução ao problema ético posto em relação as condições de possibilidade das ações livres dentro do mundo natural e, além disso, um caminho para se responder adequadamente ao problema da teodiceia mediante o conceito de uma fé racional prática. Por fim, destacar-se-á o desenvolvimento da doutrina kantiana do imperativo categórico mediante o debate com o compêndio de Baumgarten bem como as primeiras tentativas de se estabelecer uma visão sistemática e unificada da moralidade que vai tentar estabelecer a ligação entre os conceitos de virtude e felicidade, abordados, já nesse contexto, a partir da perspectiva do sumo bem.
Abstract: Kant‘s moral philosophy is one of the great cornerstones of the Western ethical reflection. The little that is known is that the basic conception on which Kantian ethics was built – videlicet, the concept of autonomy of the will – was developed from the attempt to solve a set of problems of metaphysical and theological character that could only have been overcome through the adoption of a new practical metaphysics. With this in mind, this research is an attempt at a reconstruction of the Kantian moral thought in its development, having as a higher aim the emphasis on the importance of the problem of theodicy in the genesis of Kant‘s original conceptions of freedom and the moral world, which emerged from the middle of the 1760s and only came to a bloom on the next decade. Such an attempt at a reconstruction will be guided by the chronological sequel of the pre-critical writings and Kant‘s reflections on the anuscript Legacy, besides his Lectures on Ethics, sources that are temporally circumscribed from the late 1750s and the first half of the 1780 decade. In a first moment, the genesis of the moral problem will be analyzed from Kant‘s critical position – due to the objections that were raised precisely by the theodicy – in front of the intellectualistic comprehension of the concepts of perfection and will such as they were received by the German Scholastic. In a second moment, the beginning of a reformulation directly influenced by Crusius and the British moralists will be highlighted, and it will culminate in a repositioning of the ethical problem, having in mind the roles of reason and feeling. The third moment is marked by the Kantian assimilation of Rousseau‘s thought. Rousseau‘s influence will propel the emergency of a new understanding of the concept of perfection as an inner attribute of the will, enabling support for a new concept of practical philosophy. Indeed, a solution to the ethical problem regarding the conditions of possibility of free actions within the natural world will emerge and, besides that, a path to an adequate answer to the problem of theodicy will rise by means of the concept of a practical rational faith. Finally, the development of the Kantian doctrine of the categorical imperative will be highlighted – by means of the debate with Baumgarten‘s compendium – as the first attempts to lay down a systematic and unified view of morality that will try to establish a connection between the concepts of virtue and happiness – in this contexts, approach from the perspective of the highest Good.
Assunto: Filosofia - Teses
Kant, Immanuel,1724-1804
Liberdade - Teses
Teodiceia - Teses
Ética - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49531
Data do documento: 21-Jun-2016
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