Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49535
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise do projeto politico pedagógico da Escola Municipal João da Cruz Santos
Authors: Nilma Dias Costa Silva
First Advisor: Jussara Paschoalino
Abstract: Este artigo analisa o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública mineira do interior. O PPP organizado coletivamente permite ver a escola como um todo, em sua perspectiva ampliada, não apenas em sua dimensão pedagógica. A construção do PPP foi considerada como ferramenta gerencial, que possibilita a direcionar a escola a definir suas prioridades estratégicas, a convertê-las em metas educacionais e também balizar as outras ações concretas, quem envolve a realidade escolar. O PPP passou a despertar na comunidade escolar questionamentos sobre como: decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. Dessa forma, o PPP é muito mais do que o planejamento pedagógico, pois traz no seu bojo anseios do coletivo escolar. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, a Escola Municipal João Cruz envolveu em diretrizes mais permanentes que abarcam conceitos indispensáveis à educação: Existência humana; Aquisição de conhecimento; Conceitos sobre Valores: pessoais, morais e étnico.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49535
Issue Date: 21-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILMA DIAS COSTA SILVA.pdf267.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons