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http://hdl.handle.net/1843/49547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria José Batista Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mirian Lucia Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Liliane Santos Jorge | pt_BR |
dc.creator | Valdirene Alves Belchior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T11:53:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T11:53:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49547 | - |
dc.description.resumo | Considerando a necessidade de se trabalhar a questão étnico-racial na Educação Infantil, optei por pesquisar esse tema no intuito de verificar se ele está sendo abordado na UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Castelo, instituição na qual trabalho, e de que maneira as educadoras o estão explorando. No desenvolvimento deste trabalho foram utilizados como procedimentos metodológicos, a observação e o questionário. A pesquisa possui um caráter qualitativo na qual será descrito e analisado com base no referencial teórico e nos dados coletados, diferentes aspectos presentes no cotidiano escolar que evidenciam a necessidade e a forma como as questões raciais estão sendo trabalhadas na instituição escolar. A partir da fundamentação teórica, Gomes (2006), D’ Adesky (1997), Lei nº 9.394/ 96, Lei 10.639/03, PCN – Temas Transversais (1997), Cavalleiro (2000), Orientações e ações para a Educação das relações Étnico-Raciais (2006), JOLIBERT (1994), BARBOSA (1994), Gonçalves (2007), será ressaltada a importância da formação continuada dos profissionais da educação e da aquisição de material literário para o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira, determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, constatou-se com a análise dos dados que os educadores reconhecem a importância de se trabalhar a partir de abordagens étnico-raciais, mas que muito ainda precisa ser feito para que eles possam incluir definitivamente esse tema no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | A abordagem étnico-racial através da literatura infantil e a formação de professores | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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