Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49554
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Managerial competences and their management: a study in Brazilian inns of a historic city (Tiradentes, Minas Gerais)
Título(s) alternativo(s): Competências gerenciais e sua gestão: um estudo em pousadas de uma cidade histórica brasileira (Tiradentes, MG)
Autor(es): Leandro Eduardo Vieira Barros
Kely Cesar Martins de Paiva
Mônica Carvalho Alves Cappelle
Resumo: Tourism has become prominent on the national scene, both for national authorities and society. In this environment, the hotels’ branch manager plays a key role in which managerial competences are required to manage the project and the provision of services. For this reason, the objective of this research was to identify and analyze the management competences of hotel managers in Tiradentes (Minas Gerais, Brazil). For that, a field research with descriptive, qualitative and quantitative approach was carried out. It was observed that inns are family-owned businesses with little training in the area and the main role of managers is to be a mentor, focusing on human relationships. The inns contribute to the management of competences process, which occurs mainly due to an individual’s daily action in the organization, also as with formal training incentives. Finally, we present the research limitations and suggestions for future research.
Abstract: O turismo se tornou proeminente no cenário brasileiro, tanto para as autoridades nacionais e quanto a sociedade. Neste ambiente, os gestores da hotelaria desempenham um papel fundamental no qual competências são necessárias para gerenciar o projeto e a prestação de serviços. Por esta razão, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as competências gerenciais de gestores de pousadas em Tiradentes (Minas Gerais, Brasil). Para isso, uma pesquisa de campo com abordagem descritiva, qualitativa e quantitativa foi realizada. Observou-se que as pousadas são empresas familiares, cujos gestores têm pouca formação na área e seu principal papel é ser um mentor, concentrando-se nas relações humanas. As pousadas também contribuem para a gestão das competências profissionais, o que ocorre principalmente devido à ação diária do próprio indivíduo na organização, assim como com incentivos à formação formal. Por fim, limitações da pesquisa e sugestões para futuras investigações foram apresentadas
Assunto: Administração de empresas
Turismo
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18089/tms.2017.13207
URI: http://hdl.handle.net/1843/49554
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1008
metadata.dc.relation.ispartof: Tourism & Management Studies
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Managerial competences and their management.pdf594.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.