Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49567
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Enfrentando o preconceito na educação infantil
Autor(es): Meire Lúcia de Moura
Primeiro Orientador: Liliane dos Santos Jorge
Segundo Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge
Primeiro membro da banca : Maria José Batista Pinto
Resumo: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2009, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI Cachoeirinha), em uma turma de alunos que tinha entre 2 e 3 anos de idade. O tema central deste trabalho se deu através do Projeto Raças e Etnias (anexo I) que tinha como principal objetivo mostrar aos pequenos a diversidade cultural e racial existente no mundo e oportunizar a reflexão de atitudes positivas que efetivem a colaboração, a solidariedade e a construção da dignidade pessoal, respeitando as diferenças e os diferentes. Este trabalho está estruturado em 3 (três) partes. Na primeira parte, é feita a descrição do contexto em que o Plano foi desenvolvido, apresentando a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. A justificativa discute a necessidade da abordagem, dentro da escola, no início da escolaridade da criança (educação infantil), temas como o preconceito e discriminação racial para promover a construção desse indivíduo, confrontando com outros meios de comunicação e instituições sociais que também abordam o assunto de forma específica e de acordo com seus interesses. A segunda parte descreve o desenvolvimento das ações abordadas destacando atividades realizadas e voltadas para a formação dos pequenos e para o conhecimento das diferentes raças existentes, na constituição do povo brasileiro e, principalmente, descaracterizar mitos existentes na sociedade, bem como conceitos estereotipados acerca dos mesmos. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a avaliação juntamente com as considerações finais acerca do Plano de Ação realizado, ressaltando o resultado observado e a necessidade da continuidade de pesquisa acerca do tema.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49567
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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