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dc.contributor.advisor1Liliane dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9526315090152529pt_BR
dc.contributor.advisor2Míriam Lúcia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Maria José Batista Pintopt_BR
dc.creatorMeire Lúcia de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T13:15:34Z-
dc.date.available2023-02-06T13:15:34Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49567-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2009, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI Cachoeirinha), em uma turma de alunos que tinha entre 2 e 3 anos de idade. O tema central deste trabalho se deu através do Projeto Raças e Etnias (anexo I) que tinha como principal objetivo mostrar aos pequenos a diversidade cultural e racial existente no mundo e oportunizar a reflexão de atitudes positivas que efetivem a colaboração, a solidariedade e a construção da dignidade pessoal, respeitando as diferenças e os diferentes. Este trabalho está estruturado em 3 (três) partes. Na primeira parte, é feita a descrição do contexto em que o Plano foi desenvolvido, apresentando a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. A justificativa discute a necessidade da abordagem, dentro da escola, no início da escolaridade da criança (educação infantil), temas como o preconceito e discriminação racial para promover a construção desse indivíduo, confrontando com outros meios de comunicação e instituições sociais que também abordam o assunto de forma específica e de acordo com seus interesses. A segunda parte descreve o desenvolvimento das ações abordadas destacando atividades realizadas e voltadas para a formação dos pequenos e para o conhecimento das diferentes raças existentes, na constituição do povo brasileiro e, principalmente, descaracterizar mitos existentes na sociedade, bem como conceitos estereotipados acerca dos mesmos. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a avaliação juntamente com as considerações finais acerca do Plano de Ação realizado, ressaltando o resultado observado e a necessidade da continuidade de pesquisa acerca do tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleEnfrentando o preconceito na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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