Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49574
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Descobrindo a África que está em mim |
Autor(es): | Eliane Aparecida Chagas Gomes |
Primeiro Orientador: | José Raimundo Lisbôa da Costa |
Primeiro membro da banca : | Elânia de Oliveira |
Resumo: | O Plano de Ação “Descobrindo a África que Está em Mim”, propõe uma ação pedagógica integradora dentro do processo educacional, viabilizando a participação mais significativa de professores e crianças nas principais ações da rotina escolar em busca da construção da identidade. Motiva o professor à busca de possíveis ferramentas para a sua prática escolar através da literatura, utilizando os contos populares africanos como principal objeto de trabalho. Os livros selecionados para esse trabalho oferecem momentos de reflexões, muitas vezes enunciadas através das rodas de convivência, das rodas de história e das mostras culturais. Indagações e curiosidades surgem através dos contos populares africanos trazidos para a cultura brasileira e, através das leituras desses, percebemos as raízes africanas tão presentes no nosso meio, o que nos faz interpretar e compreender melhor os costumes, rituais, danças, crenças e figuras contidas nos diversos livros de temática africana, viabilizando a construção da identidade da criança e o seu reconhecimento enquanto pessoa integrante da sociedade. Esse trabalho envolve a literatura infantil, já que essa nos oferece a abertura de muitas janelas para os mais diversos temas, dentre eles “Identidade”. Levar a criança a conhecer outras histórias de vida do continente africano, principalmente através dos contos, favorecerá um forte impacto na escola, pois pouco se sabe sobre a presença de negros como sujeitos históricos, ou mesmo como participantes da construção da sociedade brasileira. Impacto positivo no desenvolvimento da personalidade infantil e dos adolescentes, especialmente nos afro-brasileiros, considerando a importância da percepção de si mesmo e a do outro, de forma valorativa no contexto social. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49574 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliane_Aparecida_Chagas_Gomes.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons