Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Raimundo Lisbôa da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684016585767278pt_BR
dc.contributor.referee1Elânia de Oliveirapt_BR
dc.creatorEliane Aparecida Chagas Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T13:38:08Z-
dc.date.available2023-02-06T13:38:08Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49574-
dc.description.resumoO Plano de Ação “Descobrindo a África que Está em Mim”, propõe uma ação pedagógica integradora dentro do processo educacional, viabilizando a participação mais significativa de professores e crianças nas principais ações da rotina escolar em busca da construção da identidade. Motiva o professor à busca de possíveis ferramentas para a sua prática escolar através da literatura, utilizando os contos populares africanos como principal objeto de trabalho. Os livros selecionados para esse trabalho oferecem momentos de reflexões, muitas vezes enunciadas através das rodas de convivência, das rodas de história e das mostras culturais. Indagações e curiosidades surgem através dos contos populares africanos trazidos para a cultura brasileira e, através das leituras desses, percebemos as raízes africanas tão presentes no nosso meio, o que nos faz interpretar e compreender melhor os costumes, rituais, danças, crenças e figuras contidas nos diversos livros de temática africana, viabilizando a construção da identidade da criança e o seu reconhecimento enquanto pessoa integrante da sociedade. Esse trabalho envolve a literatura infantil, já que essa nos oferece a abertura de muitas janelas para os mais diversos temas, dentre eles “Identidade”. Levar a criança a conhecer outras histórias de vida do continente africano, principalmente através dos contos, favorecerá um forte impacto na escola, pois pouco se sabe sobre a presença de negros como sujeitos históricos, ou mesmo como participantes da construção da sociedade brasileira. Impacto positivo no desenvolvimento da personalidade infantil e dos adolescentes, especialmente nos afro-brasileiros, considerando a importância da percepção de si mesmo e a do outro, de forma valorativa no contexto social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectHistóriaspt_BR
dc.subjectCuriosidadespt_BR
dc.titleDescobrindo a África que está em mimpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane_Aparecida_Chagas_Gomes.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons