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dc.contributor.advisor1José Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684016585767278pt_BR
dc.creatorClaudia Spineli Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T13:47:35Z-
dc.date.available2023-02-06T13:47:35Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49577-
dc.description.resumoO texto aponta o embasamento legal para o trabalho com a temática História da África e Culturas Afro-Brasileiras de forma sistemática nas escolas com os objetivos de combater o racismo e as discriminações que dele decorrem. A escola se apresenta como um espaço que não é único, mas é fundamental, para que a Lei 10.639/03 pretende alcançar, pela natureza de sua existência a educação cidadã com pessoas em idade de formação. Entretanto, a tarefa é árdua, porque tanto quanto a sociedade em que se insere, impregnada pelo “mito da cordialidade racial” e como outras instâncias omite e reforça o racismo e as discriminações em relação aos negros e seus descendentes. Dessa forma, a ação aqui proposta é caminhar no sentido da superação do racismo, através da dinâmica pedagógica escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titlePreto no branco: uma questão de leipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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