Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49598
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O silenciamento da escola sobre as relações étnico- raciais
Autor(es): Sebastião Bernardo dos Reis
primer Tutor: Liliane dos Santos Jorge
Segundo Tutor: Miriam Lúcia dos Santos Jorge
Resumen: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal IMACO, em uma turma de alunos de 12 e 13 anos e em três turmas de alunos de 13 a 15 anos, bem como entre os professores dessas turmas. O tema central deste trabalho foi o silenciamento da escola sobre as relações étnico-raciais e teve como principal objetivo rompê-lo, incorporando a temática no Projeto Político Pedagógico da mesma. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca das representações que os professores, alunos e comunidade escolar fazem da escola e como foram construindo tais representações idealizadas ao longo do tempo. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações, destacando o levantamento feito junto aos professores das quatro turmas, através de questionário, e o projeto Para além do 13 de maio, desenvolvido com os alunos dessas mesmas turmas. Finalmente, na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito, ressaltando o que funcionou e o que não deu certo, além de propormos algumas soluções para os problemas percebidos e uma defesa intransigente da implementação dos princípios da Lei 10.639/2003.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49598
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia.PDF1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons