Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Liliane dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9526315090152529pt_BR
dc.contributor.advisor2Miriam Lúcia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2369398340584613pt_BR
dc.creatorSebastião Bernardo dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:04:02Z-
dc.date.available2023-02-06T15:04:02Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49598-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal IMACO, em uma turma de alunos de 12 e 13 anos e em três turmas de alunos de 13 a 15 anos, bem como entre os professores dessas turmas. O tema central deste trabalho foi o silenciamento da escola sobre as relações étnico-raciais e teve como principal objetivo rompê-lo, incorporando a temática no Projeto Político Pedagógico da mesma. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca das representações que os professores, alunos e comunidade escolar fazem da escola e como foram construindo tais representações idealizadas ao longo do tempo. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações, destacando o levantamento feito junto aos professores das quatro turmas, através de questionário, e o projeto Para além do 13 de maio, desenvolvido com os alunos dessas mesmas turmas. Finalmente, na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito, ressaltando o que funcionou e o que não deu certo, além de propormos algumas soluções para os problemas percebidos e uma defesa intransigente da implementação dos princípios da Lei 10.639/2003.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectSilenciamentopt_BR
dc.titleO silenciamento da escola sobre as relações étnico- raciaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.PDF1.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons