Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49598
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9526315090152529 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Miriam Lúcia dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2369398340584613 | pt_BR |
dc.creator | Sebastião Bernardo dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T15:04:02Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T15:04:02Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49598 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal IMACO, em uma turma de alunos de 12 e 13 anos e em três turmas de alunos de 13 a 15 anos, bem como entre os professores dessas turmas. O tema central deste trabalho foi o silenciamento da escola sobre as relações étnico-raciais e teve como principal objetivo rompê-lo, incorporando a temática no Projeto Político Pedagógico da mesma. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca das representações que os professores, alunos e comunidade escolar fazem da escola e como foram construindo tais representações idealizadas ao longo do tempo. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações, destacando o levantamento feito junto aos professores das quatro turmas, através de questionário, e o projeto Para além do 13 de maio, desenvolvido com os alunos dessas mesmas turmas. Finalmente, na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito, ressaltando o que funcionou e o que não deu certo, além de propormos algumas soluções para os problemas percebidos e uma defesa intransigente da implementação dos princípios da Lei 10.639/2003. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Silenciamento | pt_BR |
dc.title | O silenciamento da escola sobre as relações étnico- raciais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia.PDF | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License