Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49600
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A escolarização da literatura infantil como prática antirracista na educação
Autor(es): André Luiz Amancio de Sousa
Primeiro Orientador: José Raimundo Lisboa da Costa
Primeiro membro da banca : Elania de Oliveira
Resumo: Este projeto tem como eixo norteador a aplicação das determinações da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial em um movimento reflexivo de (re)pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a Literatura enquanto prática antirracista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso do espaço da biblioteca, bem como da apropriação de seu acervo literário com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os impactos desse perverso mecanismo de exclusão social no futuro das crianças a partir da reconstrução positiva da identidade negra de meninos e meninas.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49600
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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