Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684016585767278pt_BR
dc.contributor.referee1Elania de Oliveirapt_BR
dc.creatorAndré Luiz Amancio de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:08:56Z-
dc.date.available2023-02-06T15:08:56Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49600-
dc.description.resumoEste projeto tem como eixo norteador a aplicação das determinações da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial em um movimento reflexivo de (re)pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a Literatura enquanto prática antirracista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso do espaço da biblioteca, bem como da apropriação de seu acervo literário com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os impactos desse perverso mecanismo de exclusão social no futuro das crianças a partir da reconstrução positiva da identidade negra de meninos e meninas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.titleA escolarização da literatura infantil como prática antirracista na educaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Luiz Amancio de Sousa.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons