Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Zumpano Pereira Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555617222533646pt_BR
dc.contributor.referee1José Antônio Gonçalves Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Viktor Bekkertpt_BR
dc.creatorDaniela Alves da Silveira Mourapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6809227988179954pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:18:46Z-
dc.date.available2023-02-06T15:18:46Z-
dc.date.issued2010-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49603-
dc.description.resumoEste trabalho vem discorrer sobre uma situação problema, um modelo matemático, que pode surgir no cotidiano de um engenheiro, um tecnólogo ou até mesmo em sala de aula. Mostrar que através da Matemática pode-se solucionar fenômenos ou acontecimentos do mundo físico usando conceitos básicos do Ensino Médio ou do Ensino Superior. É importante ressaltar que o cálculo diferencial e integral foi criado como instrumento pra investigar movimentos, então, primeiramente, foram introduzidas algumas idéias do cálculo neste trabalho. O problema matemático que é abordado neste estudo, "Dado um cone qualquer e um cilindro inscrito neste mesmo cone, qual é a área máxima do cilindro em função deste cone?", a princípio se apresenta muito simples, porém se desvenda em situações e ou condições bem complexas e interessantes, exigindo inclusive um maior aprofundamento. Propus então, escrever esta monografia sobre um problema clássico do cálculo, mas que ainda não havia sido tratado sobre a perspectiva na qual foi desenvolvida neste estudo. Para desenvolver o tema deste estudo, foram feitos experimentos e análises baseados em dados arbitrários e aleatórios, visando alguma regularidade, fazendo uso de recursos do cálculo diferencial, baseando em referências essências e conceitos básicos do Ensino Médio e posteriormente, estudos buscando uma generalização. 7 Acreditando na importância da investigação matemática e dos benefícios que uma pesquisa traz para a comunidade acadêmica e consequentemente para alunos e apreciadores da matemática, este trabalho tem como objetivo discutir uma situação problema buscando alternativas distintas, agregando conceitos do cálculo diferencial e do Ensino Médiopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Matemática Para Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherCálculo diferencialpt_BR
dc.titleUm problema de otimização: superfície do cilindro inscrito em um conept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_DanielaMoura.pdf439.65 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons