Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49614
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dc.contributor.advisor1Elânia de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3581187898638452pt_BR
dc.contributor.referee1José Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorLeila Elena dos Reis Barretopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:39:51Z-
dc.date.available2023-02-06T15:39:51Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49614-
dc.description.resumoEste trabalho tem como eixo norteador a aplicação prática das determinações da Lei 10.639/03 relativas à educação para novas relações raciais étnico-racial. Discutir as questões étnico-raciais nas instituições que atendem à Educação Infantil é de extrema importância, pois, as crianças ainda não têm preconceitos tão arraigados, È no contexto das interações sociais e por meio das identificações, que elas se percebem como parte do mundo social específico. E conforme o modo como são identificadas e tratadas pelos outros, adquirem uma autonomia fomentada de sua identidade. A partir da análise e reflexão da minha prática pedagógica, relacionando-a e problematizando-a com as referencias conceituais e conhecimento adquiridos ao longo do curso de especialização, foi realizado na Escola Municipal Vereador Antônio Menezes o plano de ação junto às crianças de 04 e 05 anos na turma do Cebolinha. O titulo do Projeto de Ação pedagógica é: “VALORIZANDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL ATRAVÉS DA LITERATURA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA LEI 10639/03 EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL”. Esse projeto teve como objetivo a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando as crianças e família à interação, reflexão sobre a complexidade do mundo que o cerca. Ele foi desenvolvido ao longo do 2º semestre de 2010, por meio de atividades lúdicas (contação de histórias, dramatização, construção de bonecas.) e de atividades de ensino/aprendizagem. Os resultados alcançados foram; interação e o respeito entre os colegas, desenvoltura na oralidade, construção de um livro literário “A Menina bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado. Realizado por tópicos e desenho livre, a adesão da equipe pedagógica e os alunos das outras turmas a este projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLei nº 10639/03pt_BR
dc.titleValorizando a diversidade étnico- racial através da literatura: possibilidades de aplicação da Lei 10639/03 em uma turma de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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