Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara de Loiola Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368659361608437pt_BR
dc.creatorAna Lúcia Vieira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:46:27Z-
dc.date.available2023-02-06T15:46:27Z-
dc.date.issued2010-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49619-
dc.description.resumoA utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sociedade contemporânea tem acontecido de forma acelerada. Por isso, durante a década de 1990, a utilização das TICs no ensino e aprendizagem da matemática foi uma forte temática no contexto da educação mundial. Mas pouco ainda se conhece sobre os impactos dessas tecnologias em sala de aula. De certa forma, elas podem levar a um redirecionamento do ensino de matemática embasado na interdisciplinaridade, na modelagem e na resolução de problemas. Conhecer e compreender como essa nova tendência tem acontecido nos ambientes educacionais e provocar, no professor de matemática, uma mudança de atitude diante dos inúmeros desafios que acompanham uma inovação é o que justifica este trabalho. Para conhecer e compreender como a prática educacional de matemática acontece nas aulas que exploram o uso de tecnologias identifiquei algumas experiências educativas que contemplam, respectivamente, o uso do objeto de aprendizagem, da planilha de cálculo, da calculadora gráfica e de um ambiente virtual. Os relatos dessas experiências poderão ser norteadores para as práticas iniciais de um professor que deseja ousar em sua didática, começando pela adoção de uma nova postura diante do uso de tecnologias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Matemática Para Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherMatematica - Didática.pt_BR
dc.titleA Matemática em ambientes educacionais com tecnologiaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_AnaLuciaVieira.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons