Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jussara de Loiola Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9368659361608437 | pt_BR |
dc.creator | Ana Lúcia Vieira da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T15:46:27Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T15:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49619 | - |
dc.description.resumo | A utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sociedade contemporânea tem acontecido de forma acelerada. Por isso, durante a década de 1990, a utilização das TICs no ensino e aprendizagem da matemática foi uma forte temática no contexto da educação mundial. Mas pouco ainda se conhece sobre os impactos dessas tecnologias em sala de aula. De certa forma, elas podem levar a um redirecionamento do ensino de matemática embasado na interdisciplinaridade, na modelagem e na resolução de problemas. Conhecer e compreender como essa nova tendência tem acontecido nos ambientes educacionais e provocar, no professor de matemática, uma mudança de atitude diante dos inúmeros desafios que acompanham uma inovação é o que justifica este trabalho. Para conhecer e compreender como a prática educacional de matemática acontece nas aulas que exploram o uso de tecnologias identifiquei algumas experiências educativas que contemplam, respectivamente, o uso do objeto de aprendizagem, da planilha de cálculo, da calculadora gráfica e de um ambiente virtual. Os relatos dessas experiências poderão ser norteadores para as práticas iniciais de um professor que deseja ousar em sua didática, começando pela adoção de uma nova postura diante do uso de tecnologias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Matemática Para Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica - Didática. | pt_BR |
dc.title | A Matemática em ambientes educacionais com tecnologias | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Matemática Para Professores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_AnaLuciaVieira.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License