Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara Moreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9079750503221992pt_BR
dc.creatorFlávia Sampaio Gondim Coutinhopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:59:32Z-
dc.date.available2023-02-06T15:59:32Z-
dc.date.issued2019-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49623-
dc.description.resumoOs avanços no ensino da Matemática, embora significativos, ainda não colocam o Brasil numa situação de positivo destaque. Pelo contrário, pesquisas de órgãos voltados para Educação registram que a Matemática configura uma das disciplinas de pior desempenho dos alunos brasileiros. Ela permeia desde ações rotineiras, como unidades de medida culinária, até pesquisas de opinião que podem influenciar escolhas presidenciais no país. No contexto da chamada sociedade da informação em que a velocidade de mudanças, inclusive as associadas a ensino e aprendizagem, é de um “click”, os professores enfrentam o desafio de trabalhar o conteúdo da matemática de forma prática, se manter atualizados quanto às novas metodologias que podem ser aplicadas ao ensino e manter os alunos motivados e interessados. Dentre o fazer pedagógico adotado por diferentes profissionais da matemática está o uso dos recursos didáticos que atuam como mediadores no processo de aprendizagem. Eles, por si somente, não são os maiores responsáveis pela aprendizagem do aluno, mas tem importância no desenvolvimento do trabalho do professor. Maior enfoque vem sendo dado aos recursos que prezam pela aprendizagem individualizada, que respeitam as limitações e potencialidades. Entre as estratégias de ensino que ganham notoriedade nesta área da matemática, são mencionados o Método Kumon e o Khan Academy. Ambos são pautados no atendimento individualizado de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno e com metas a serem atingidas. Neste trabalho relato duas experiências feitas com 16 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Campos em que são abordados os recursos Khan Academy, desenvolvido por Salman Khan, que tem como proposta a disponibilização de vídeos que tratam de maneira didática de assuntos de matemática, ciências e economia e cujo uso tem alcançado bons resultados e o Método Kumon. Esses alunos fazem um curso para prestar a prova do CEFET-MG em novembro de 2015. Entre eles há alunos aplicados e outros com mais dificuldades em matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Matemática Para Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMétodo Kumonpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectKhan Academypt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensino.pt_BR
dc.titleEnsino individualizado da matemática: estudo comparativo dos recursos Método Kumon e Khan Academypt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_FlaviaSampaio.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons