Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49626
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação a distância e o papel da tutoria na Universidade do Estado de Minas Gerais: reflexões sobre os instrumentos avaliativos
Autor(es): Priscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontes
Andreia de Assis Ferreira
Resumo: Com a crescente utilização das tecnologias digitais, o processo de ensinar e aprender se torna mais interativo e dinâmico. Neste contexto, o uso da modalidade a distância nos diferentes níveis educacionais no Brasil pode ser uma grande aliada no processo educacional contemporâneo. A presente comunicação, fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, objetiva investigar na estrutura da Educação a Distância - EaD da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, o papel da tutoria na instituição, culminando na proposição de novos instrumentos de avaliação das ações dos tutores; visando a superação dos limites e ampliação das possibilidades desta avaliação. Como recurso educativo, também será proposto um Curso de Formação de Tutores a ser realizado concomitante às ações de Tutoria na UEMG, com objetivo de oferecer uma resolução para as possíveis lacunas identificadas, pautado na multidimensionalidade do olhar. Para isso será realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão da literatura da área, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, tutores, professores e cursistas do Curso de Licenciatura Pedagogia EaD da instituição pesquisada. De acordo com Segenreich (2006) a EaD se tornou uma importante estratégia de expansão da educação superior. E nesta modalidade de ensino, o tutor é quem “incentiva, orienta a elaboração do plano de estudo, aponta direções, acompanha e avalia a aprendizagem e, à luz dos resultados da avaliação, reorienta e intervém” (MOULIN, PEREIRA e TRARBACH, 2003- 04, p. 29). E para exercer competentemente essas funções, torna-se importante que este profissional, tenha formação continuada, a fim de proporcionar uma melhoria contínua de suas ações, bem como da própria modalidade de ensino a distância.
Assunto: Ensino à distância
Ensino superior
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/49626
Data do documento: Jun-2019
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1xFvy8Mbx-9dXFhMq0HBevQJL9qlrjW-U/view
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.