Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49626
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dc.creatorPriscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontespt_BR
dc.creatorAndreia de Assis Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T18:27:22Z-
dc.date.available2023-02-06T18:27:22Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage217pt_BR
dc.citation.epage223pt_BR
dc.identifier.isbn9788580071344pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49626-
dc.description.resumoCom a crescente utilização das tecnologias digitais, o processo de ensinar e aprender se torna mais interativo e dinâmico. Neste contexto, o uso da modalidade a distância nos diferentes níveis educacionais no Brasil pode ser uma grande aliada no processo educacional contemporâneo. A presente comunicação, fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, objetiva investigar na estrutura da Educação a Distância - EaD da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, o papel da tutoria na instituição, culminando na proposição de novos instrumentos de avaliação das ações dos tutores; visando a superação dos limites e ampliação das possibilidades desta avaliação. Como recurso educativo, também será proposto um Curso de Formação de Tutores a ser realizado concomitante às ações de Tutoria na UEMG, com objetivo de oferecer uma resolução para as possíveis lacunas identificadas, pautado na multidimensionalidade do olhar. Para isso será realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão da literatura da área, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, tutores, professores e cursistas do Curso de Licenciatura Pedagogia EaD da instituição pesquisada. De acordo com Segenreich (2006) a EaD se tornou uma importante estratégia de expansão da educação superior. E nesta modalidade de ensino, o tutor é quem “incentiva, orienta a elaboração do plano de estudo, aponta direções, acompanha e avalia a aprendizagem e, à luz dos resultados da avaliação, reorienta e intervém” (MOULIN, PEREIRA e TRARBACH, 2003- 04, p. 29). E para exercer competentemente essas funções, torna-se importante que este profissional, tenha formação continuada, a fim de proporcionar uma melhoria contínua de suas ações, bem como da própria modalidade de ensino a distância.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectFormação de tutorespt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEducação a distância e o papel da tutoria na Universidade do Estado de Minas Gerais: reflexões sobre os instrumentos avaliativospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1xFvy8Mbx-9dXFhMq0HBevQJL9qlrjW-U/viewpt_BR
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