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http://hdl.handle.net/1843/49626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Priscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontes | pt_BR |
dc.creator | Andreia de Assis Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T18:27:22Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T18:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 217 | pt_BR |
dc.citation.epage | 223 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788580071344 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49626 | - |
dc.description.resumo | Com a crescente utilização das tecnologias digitais, o processo de ensinar e aprender se torna mais interativo e dinâmico. Neste contexto, o uso da modalidade a distância nos diferentes níveis educacionais no Brasil pode ser uma grande aliada no processo educacional contemporâneo. A presente comunicação, fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, objetiva investigar na estrutura da Educação a Distância - EaD da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, o papel da tutoria na instituição, culminando na proposição de novos instrumentos de avaliação das ações dos tutores; visando a superação dos limites e ampliação das possibilidades desta avaliação. Como recurso educativo, também será proposto um Curso de Formação de Tutores a ser realizado concomitante às ações de Tutoria na UEMG, com objetivo de oferecer uma resolução para as possíveis lacunas identificadas, pautado na multidimensionalidade do olhar. Para isso será realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão da literatura da área, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, tutores, professores e cursistas do Curso de Licenciatura Pedagogia EaD da instituição pesquisada. De acordo com Segenreich (2006) a EaD se tornou uma importante estratégia de expansão da educação superior. E nesta modalidade de ensino, o tutor é quem “incentiva, orienta a elaboração do plano de estudo, aponta direções, acompanha e avalia a aprendizagem e, à luz dos resultados da avaliação, reorienta e intervém” (MOULIN, PEREIRA e TRARBACH, 2003- 04, p. 29). E para exercer competentemente essas funções, torna-se importante que este profissional, tenha formação continuada, a fim de proporcionar uma melhoria contínua de suas ações, bem como da própria modalidade de ensino a distância. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | EaD | pt_BR |
dc.subject | Formação de tutores | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Educação a distância e o papel da tutoria na Universidade do Estado de Minas Gerais: reflexões sobre os instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1xFvy8Mbx-9dXFhMq0HBevQJL9qlrjW-U/view | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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