Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49637
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A leitura e a escrita na educação infantil conforme documentos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - 1994 A 2010 |
Authors: | Amália Pires de Souza |
First Advisor: | Mônica Correia Baptista |
First Referee: | Vitória Líbia Barreto |
Second Referee: | Fátima Regina Teixeira de Salles Dias |
Abstract: | Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico dos documentos oficiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED – referentes às práticas pedagógicas destinadas à aprendizagem das linguagens oral e escrita na educação infantil, no período entre 1994 a 2010. O objetivo geral é conhecer e analisar as publicações produzidas e organizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED, de 1994 a 2010, destinadas a orientar o trabalho pedagógico dos professores, buscando apreender as concepções acerca do ensino e da aprendizagem das linguagens oral e escrita na Educação Infantil. Para isso tem como objetivos específicos: realizar estudos bibliográficos sobre a temática do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em classes de educação infantil; levantar as publicações produzidas e organizadas pela SMED/BH dirigidas a professores da Rede Municipal de Ensino de BH, no período de 1994 até 2010; analisar as publicações identificando a presença ou ausência da temática da aprendizagem e do ensino da leitura e da escrita na educação infantil; investigar como profissionais do magistério que atuam nas classes de educação infantil, na gestão das instituições e do sistema municipal de educação entendem a maneira como a SMED/BH aborda essa questão, a forma como os profissionais que estão atuando nas instituições de educação infantil lidam com essas diretrizes pedagógicas (ou com a ausência delas) e as tensões que se observam entre esses dois espaços: escola e órgãos centrais da SMED/BH em relação à apreensão desse objeto de conhecimento. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49637 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amália Pires de Souza.pdf | 242.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License