Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49657
Type: Monografia (especialização)
Title: A leitura e a escrita em classes de educação infantil: a atuação do professor
Authors: Silvia Helena Ferraz Lopasso
First Advisor: Mônica Corrêia Baptista
First Referee: Vitória Líbia Barreto
Second Referee: Fátima Regina Teixeira de Salles Dias
Abstract: Nas últimas décadas, questões sobre quando iniciar a linguagem escrita vêm sendo discutidas. Algumas pessoas, por influência da teoria condutista acreditam que a melhor idade seria a partir dos seis anos, por acreditar que a criança já teria chegado ao nível de desenvolvimento desejado. No final dos anos 80, sob a influência da teoria sociocognitiva e sociocultural da aprendizagem, passa a prevalecer a noção de que a aprendizagem da criança pequena nas diferentes esferas do conhecimento humano não deve ser compreendida como pré-requisito para o ensino fundamental, mas como algo que faz parte do processo de desenvolvimento infantil. Do ponto de vista do aprendizado da leitura e da escrita, essa nova concepção de aprendizagem exerceu grande influência quer entre os teóricos da Educação quanto sobre os professores da educação básica. Dentre a reformulação conceitual, destaca-se a noção de que o conceito de língua escrita é muito mais que um código que transforma sons da fala em sinais gráficos e vice-versa, mas, sobretudo um sistema de representação e, como tal, um objeto sociocultural. Este estudo pretendeu demonstrar a importância da leitura de histórias para crianças e de se trabalharem diversos suportes e tipos de textos. O tema deste trabalho consiste em investigar salas de aula de uma Unidade Municipal de Educação Infantil, compreendendo-as como espaços alfabetizadores e verificar como as professoras que atuam em classes de crianças de três a cinco anos trabalham alfabetização e o letramento dentro destes espaços. O plano de ação criou dentro de uma sala de três anos de idade um ambiente alfabetizador e desenvolveu atividades que pretenderam estimular a oralidade e a escrita. Um dos instrumentos de pesquisa empregado foi o questionário que pôde apontar as opiniões dos professores da instituição em relação à alfabetização e ao letramento e, ao mesmo tempo, buscou conscientizá-los acerca da necessidade de se instituir uma nova prática de ensino,
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49657
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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