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http://hdl.handle.net/1843/49657
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A leitura e a escrita em classes de educação infantil: a atuação do professor |
Authors: | Silvia Helena Ferraz Lopasso |
First Advisor: | Mônica Corrêia Baptista |
First Referee: | Vitória Líbia Barreto |
Second Referee: | Fátima Regina Teixeira de Salles Dias |
Abstract: | Nas últimas décadas, questões sobre quando iniciar a linguagem escrita vêm sendo discutidas. Algumas pessoas, por influência da teoria condutista acreditam que a melhor idade seria a partir dos seis anos, por acreditar que a criança já teria chegado ao nível de desenvolvimento desejado. No final dos anos 80, sob a influência da teoria sociocognitiva e sociocultural da aprendizagem, passa a prevalecer a noção de que a aprendizagem da criança pequena nas diferentes esferas do conhecimento humano não deve ser compreendida como pré-requisito para o ensino fundamental, mas como algo que faz parte do processo de desenvolvimento infantil. Do ponto de vista do aprendizado da leitura e da escrita, essa nova concepção de aprendizagem exerceu grande influência quer entre os teóricos da Educação quanto sobre os professores da educação básica. Dentre a reformulação conceitual, destaca-se a noção de que o conceito de língua escrita é muito mais que um código que transforma sons da fala em sinais gráficos e vice-versa, mas, sobretudo um sistema de representação e, como tal, um objeto sociocultural. Este estudo pretendeu demonstrar a importância da leitura de histórias para crianças e de se trabalharem diversos suportes e tipos de textos. O tema deste trabalho consiste em investigar salas de aula de uma Unidade Municipal de Educação Infantil, compreendendo-as como espaços alfabetizadores e verificar como as professoras que atuam em classes de crianças de três a cinco anos trabalham alfabetização e o letramento dentro destes espaços. O plano de ação criou dentro de uma sala de três anos de idade um ambiente alfabetizador e desenvolveu atividades que pretenderam estimular a oralidade e a escrita. Um dos instrumentos de pesquisa empregado foi o questionário que pôde apontar as opiniões dos professores da instituição em relação à alfabetização e ao letramento e, ao mesmo tempo, buscou conscientizá-los acerca da necessidade de se instituir uma nova prática de ensino, |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49657 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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