Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Fernanda Pinheiro Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872714125344242pt_BR
dc.contributor.referee1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.creatorDaniela Cristina Felisminopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T13:00:14Z-
dc.date.available2023-02-07T13:00:14Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49658-
dc.description.resumoEste Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido com o objetivo de sistematizar o trabalho nas aulas produção de texto nos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente no 1º e 2º anos do terceiro ciclo. Ele se fez necessário devido à dificuldade de professores em elaborar propostas de produção de texto que obtivessem resultados efetivos em relação à qualidade dos textos apresentados pelos alunos. Muitas vezes o trabalho é feito de forma intuitiva sem nenhuma organização e a baixa qualidade do resultado final é frequentemente atribuída aos alunos. Além deste fato, também se mostrou necessário a implementação de um procedimento que, ao ser adotado pelo professor, facilitasse ao mesmo o retorno (feedback) aos alunos, dando aos últimos condições de reavaliar sua escrita. Para tanto foi proposta uma sequência didática para a produção no gênero conto, que foi aplicada de acordo com os seguintes passos: apresentação da situação, produção inicial, módulo 1, módulo 2, módulo 3 e produção final (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004, p. 98). Sendo assim, o que se espera demostrar neste trabalho é que o uso da sequência didática tende a favorecer as aulas de produção de texto, no sentido de melhorar a qualidade dos textos apresentados pelos alunos e facilitar o trabalho de avaliação destes textos por parte do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleSistematização das aulas de produção de texto nos anos finais do ensino fundamental trabalhando o gênero “conto”pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia versão final.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons