Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6089761447547891 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.creator | Carla Aparecida Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:15:58Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T13:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49661 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho exemplifica e analisa a importância e as determinantes influências que a reescrita pode ocasionar na qualidade das produções de textos dos alunos; bem como algumas formas estratégicas de trabalhá-la. O trabalho visa também problematizar a tendência que vários educadores têm de achar que apenas o educando que apresenta alguma ‘dificuldade de aprendizagem’ necessita de orientações e atendimento individualizado. O caso do aluno Jésus, abordado no trabalho, mostra-nos como um educando considerado um dos ‘melhores alunos da escola’ (melhores conceitos, inclusive nas avaliações sistêmicas) só conseguiu perceber e corrigir as inadequações de seus textos a partir de orientações individualizadas. Contudo, as experiências com os alunos aqui pontuadas nos possibilitam ressaltar a importância da prática da reescrita, enquanto recurso metodológico e didático, a fim de oferecer aos aprendizes condições de aperfeiçoarem cada vez mais no uso da Língua Portuguesa (letramento), sendo capazes de produzir ‘bons textos’. Entendo como ‘bom texto’ aquele que é legível, compreensível, escrito de acordo com gênero e tipo de texto trabalhado e solicitado; coerente (sentido), coeso (interligação das idéias) e criativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Orientação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Auto correção | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Orientação diferenciada | pt_BR |
dc.subject | Atendimento individualizado | pt_BR |
dc.subject | Aluno-autor | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | O papel da reescrita na qualidade do texto | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLA APARECIDA LEITE.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License