Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clenice Griffopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6089761447547891pt_BR
dc.contributor.referee1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.creatorCarla Aparecida Leitept_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T13:15:58Z-
dc.date.available2023-02-07T13:15:58Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49661-
dc.description.resumoO presente trabalho exemplifica e analisa a importância e as determinantes influências que a reescrita pode ocasionar na qualidade das produções de textos dos alunos; bem como algumas formas estratégicas de trabalhá-la. O trabalho visa também problematizar a tendência que vários educadores têm de achar que apenas o educando que apresenta alguma ‘dificuldade de aprendizagem’ necessita de orientações e atendimento individualizado. O caso do aluno Jésus, abordado no trabalho, mostra-nos como um educando considerado um dos ‘melhores alunos da escola’ (melhores conceitos, inclusive nas avaliações sistêmicas) só conseguiu perceber e corrigir as inadequações de seus textos a partir de orientações individualizadas. Contudo, as experiências com os alunos aqui pontuadas nos possibilitam ressaltar a importância da prática da reescrita, enquanto recurso metodológico e didático, a fim de oferecer aos aprendizes condições de aperfeiçoarem cada vez mais no uso da Língua Portuguesa (letramento), sendo capazes de produzir ‘bons textos’. Entendo como ‘bom texto’ aquele que é legível, compreensível, escrito de acordo com gênero e tipo de texto trabalhado e solicitado; coerente (sentido), coeso (interligação das idéias) e criativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAuto correçãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectOrientação diferenciadapt_BR
dc.subjectAtendimento individualizadopt_BR
dc.subjectAluno-autorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO papel da reescrita na qualidade do textopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA APARECIDA LEITE.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons