Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49671
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Práticas significativas de leitura |
Autor(es): | Verônica Maria Corrêa Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Primeiro membro da banca : | Clenice Griffo |
Resumo: | A leitura é uma atividade complexa. O aprendiz deverá não somente decifrar e decodificar a escrita, mas também realizar uma interpretação de “leitura de mundo”. O conceito de leitura está geralmente restrito a decifração da escrita. Sua aprendizagem, no entanto, está ligada ao processo de formação do estudante, á sua capacitação para o convívio social, cultural, econômico e político. A ação da família e as ações de políticas públicas veem sendo discutidas com veemência entre os meios educacionais por sua importância junto ao aprendiz, que associado a falta de estimulo e incentivo deixam escapar o fio condutor que o leva a falta de compromisso e falta de responsabilidade com a aprendizagem. A prática da leitura ainda não é um fato constante na sociedade. Muitos estudantes limitam-se a leitura como obrigação ou necessidade, não a fazem por prazer, mesmo sabendo que ler significa inteirar-se do conhecimento que a sociedade exige, e que é uma forma de conquistar autonomia. É através dessa autonomia que o aprendiz tem acesso ao mundo letrado e as variedades textuais que a sociedade exige. O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes, e para formar esse leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, seja capaz de compreender, interpretar, inferir, questionar, incluir, excluir e interagir com o texto e também com o que está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros textos que circulam na sociedade. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49671 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Verônica Maria Correa Gonçalves.pdf | 843.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons