Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49671
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas significativas de leitura
Autor(es): Verônica Maria Corrêa Gonçalves
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Clenice Griffo
Resumo: A leitura é uma atividade complexa. O aprendiz deverá não somente decifrar e decodificar a escrita, mas também realizar uma interpretação de “leitura de mundo”. O conceito de leitura está geralmente restrito a decifração da escrita. Sua aprendizagem, no entanto, está ligada ao processo de formação do estudante, á sua capacitação para o convívio social, cultural, econômico e político. A ação da família e as ações de políticas públicas veem sendo discutidas com veemência entre os meios educacionais por sua importância junto ao aprendiz, que associado a falta de estimulo e incentivo deixam escapar o fio condutor que o leva a falta de compromisso e falta de responsabilidade com a aprendizagem. A prática da leitura ainda não é um fato constante na sociedade. Muitos estudantes limitam-se a leitura como obrigação ou necessidade, não a fazem por prazer, mesmo sabendo que ler significa inteirar-se do conhecimento que a sociedade exige, e que é uma forma de conquistar autonomia. É através dessa autonomia que o aprendiz tem acesso ao mundo letrado e as variedades textuais que a sociedade exige. O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes, e para formar esse leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, seja capaz de compreender, interpretar, inferir, questionar, incluir, excluir e interagir com o texto e também com o que está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros textos que circulam na sociedade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49671
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verônica Maria Correa Gonçalves.pdf843.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons