Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49672
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Corporeidade e práticas pedagógicas em uma turma do projeto EJA-BH
Autor(es): Magner Miranda de Souza
Primeiro Orientador: Miria Gomes de Oliveira
Resumo: Este Plano de Ação teve como objetivo principal a elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica em alfabetização de jovens e adultos, a partir do eixo temático da Corporeidade em uma turma do projeto EJA-BH da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A oficina envolveu atividades sócio-interativas em uma seqüência didática que buscou a ampliação da consciência corpórea nos diversos processos de alfabetização nos espaços escolares. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de termos e conceitos de corporeidade e alfabetização essenciais para fundamentar e estruturar a criação dos módulos da oficina. Em seguida foram discutidas algumas particularidades do projeto político pedagógico da Educação de Jovens e Adultos da prefeitura de Belo Horizonte, que permitem o trabalho com a temática da corporeidade em uma perspectiva inclusiva de educação. Os resultados obtidos com a oficina, sustentada pela metodologia da pesquisa-ação, possibilitaram uma resignificação da abordagem do corpo na escola e nas práticas e procedimentos de alfabetização.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49672
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versão final_magna_souza.pdf263.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons