Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49676
Type: Monografia (especialização)
Title: A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
Authors: Everlane Alves Ribeiro
First Advisor: Miria Gomes de Oliveira
Abstract: Neste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49676
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
USO DA LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLOGICA.pdf515.81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons