Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49677
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A inclusão de uma criança deficiente visual na educação infantil: a experiência de uma escola pública de Belo Horizonte
Autor(es): Kelly Pereira Antunes
Primeiro Orientador: Iza Rodrigues da Luz
Primeiro membro da banca : Isabel de Oliveira e Silva
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo facilitar a inclusão de uma criança cega em uma Escola de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A expansão da Educação Infantil ocorre paralelamente com a entrada dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Assim a Educação Infantil precisa lidar com os desafios da expansão do seu atendimento e ao mesmo tempo buscar estratégias de inclusão dos deficientes. Para compreender como esse processo ocorre traçou-se um Plano de Ação com o objetivo de facilitar o processo de Inclusão de uma criança com deficiência visual. Foram seguidos aspectos facilitadores do processo de inclusão encontrados na literatura da área e recorreu-se às informações em sites e com pessoas dentro de rede municipal de ensino que pudessem auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre a inclusão de pessoas cegas. Dessa forma, pode-se ajudar a escola a acumular conhecimentos e a qualificar seus profissionais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49677
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf244.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons