Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49677
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A inclusão de uma criança deficiente visual na educação infantil: a experiência de uma escola pública de Belo Horizonte |
Autor(es): | Kelly Pereira Antunes |
Primeiro Orientador: | Iza Rodrigues da Luz |
Primeiro membro da banca : | Isabel de Oliveira e Silva |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo facilitar a inclusão de uma criança cega em uma Escola de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A expansão da Educação Infantil ocorre paralelamente com a entrada dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Assim a Educação Infantil precisa lidar com os desafios da expansão do seu atendimento e ao mesmo tempo buscar estratégias de inclusão dos deficientes. Para compreender como esse processo ocorre traçou-se um Plano de Ação com o objetivo de facilitar o processo de Inclusão de uma criança com deficiência visual. Foram seguidos aspectos facilitadores do processo de inclusão encontrados na literatura da área e recorreu-se às informações em sites e com pessoas dentro de rede municipal de ensino que pudessem auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre a inclusão de pessoas cegas. Dessa forma, pode-se ajudar a escola a acumular conhecimentos e a qualificar seus profissionais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49677 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf | 244.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons