Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49677
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A inclusão de uma criança deficiente visual na educação infantil: a experiência de uma escola pública de Belo Horizonte |
Authors: | Kelly Pereira Antunes |
First Advisor: | Iza Rodrigues da Luz |
First Referee: | Isabel de Oliveira e Silva |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo facilitar a inclusão de uma criança cega em uma Escola de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A expansão da Educação Infantil ocorre paralelamente com a entrada dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Assim a Educação Infantil precisa lidar com os desafios da expansão do seu atendimento e ao mesmo tempo buscar estratégias de inclusão dos deficientes. Para compreender como esse processo ocorre traçou-se um Plano de Ação com o objetivo de facilitar o processo de Inclusão de uma criança com deficiência visual. Foram seguidos aspectos facilitadores do processo de inclusão encontrados na literatura da área e recorreu-se às informações em sites e com pessoas dentro de rede municipal de ensino que pudessem auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre a inclusão de pessoas cegas. Dessa forma, pode-se ajudar a escola a acumular conhecimentos e a qualificar seus profissionais. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49677 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf | 244.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License