Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lúcia Fernanda Pinheiro Barros | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4872714125344242 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miria Gomes de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Dalma Luciene Câmara de Mendonça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T15:11:12Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T15:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49696 | - |
dc.description.resumo | A importância atribuída ao trabalho de gêneros textuais com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Belo Horizonte é o principal elemento que objetivou a construção do “Projeto Aprender Brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização”. Apresenta como finalidade analisar a apropriação do funcionamento de determinado gênero da esfera cotidiana, “regra de jogo e brincadeiras”, por alunos na fase da alfabetização. No primeiro momento foram contextualizados os campos teóricos que tratam dos seguintes aspectos: oralidade e escrita, discursos orais e escritos, tipologias, gêneros textuais, mais especificamente o gênero trabalhado. Em seguida, são descritos os sujeitos envolvidos no projeto e o desenvolvimento. A realização desse plano de ação se deu através da pedagogia de projetos e a partir de interações entre professora e alunos, de leituras e discussões foram explorados componentes caracterizadores do gênero textual estudado. Além de atividades diretamente ligadas à alfabetização. Os resultados alcançados com a escrita e reescrita do texto, tendo a professora como escriba, demonstraram que, apesar do receio de muitos professores em trabalhar com gêneros textuais em alunos na fase de alfabetização, a riqueza e os avanços na aprendizagem são surpreendentes e recompensam um planejamento sistemático do gênero escolhido visando à linha de trabalho pedagógico simultâneo entre alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Regra de jogo | pt_BR |
dc.title | Projeto aprender brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Aprender Brincando.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License