Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Fernanda Pinheiro Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872714125344242pt_BR
dc.contributor.referee1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.creatorDalma Luciene Câmara de Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T15:11:12Z-
dc.date.available2023-02-07T15:11:12Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49696-
dc.description.resumoA importância atribuída ao trabalho de gêneros textuais com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Belo Horizonte é o principal elemento que objetivou a construção do “Projeto Aprender Brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização”. Apresenta como finalidade analisar a apropriação do funcionamento de determinado gênero da esfera cotidiana, “regra de jogo e brincadeiras”, por alunos na fase da alfabetização. No primeiro momento foram contextualizados os campos teóricos que tratam dos seguintes aspectos: oralidade e escrita, discursos orais e escritos, tipologias, gêneros textuais, mais especificamente o gênero trabalhado. Em seguida, são descritos os sujeitos envolvidos no projeto e o desenvolvimento. A realização desse plano de ação se deu através da pedagogia de projetos e a partir de interações entre professora e alunos, de leituras e discussões foram explorados componentes caracterizadores do gênero textual estudado. Além de atividades diretamente ligadas à alfabetização. Os resultados alcançados com a escrita e reescrita do texto, tendo a professora como escriba, demonstraram que, apesar do receio de muitos professores em trabalhar com gêneros textuais em alunos na fase de alfabetização, a riqueza e os avanços na aprendizagem são surpreendentes e recompensam um planejamento sistemático do gênero escolhido visando à linha de trabalho pedagógico simultâneo entre alfabetização e letramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectRegra de jogopt_BR
dc.titleProjeto aprender brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Aprender Brincando.pdf4.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons