Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49696
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Projeto aprender brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização |
Autor(es): | Dalma Luciene Câmara de Mendonça |
Primeiro Orientador: | Lúcia Fernanda Pinheiro Barros |
Primeiro membro da banca : | Miria Gomes de Oliveira |
Resumo: | A importância atribuída ao trabalho de gêneros textuais com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Belo Horizonte é o principal elemento que objetivou a construção do “Projeto Aprender Brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização”. Apresenta como finalidade analisar a apropriação do funcionamento de determinado gênero da esfera cotidiana, “regra de jogo e brincadeiras”, por alunos na fase da alfabetização. No primeiro momento foram contextualizados os campos teóricos que tratam dos seguintes aspectos: oralidade e escrita, discursos orais e escritos, tipologias, gêneros textuais, mais especificamente o gênero trabalhado. Em seguida, são descritos os sujeitos envolvidos no projeto e o desenvolvimento. A realização desse plano de ação se deu através da pedagogia de projetos e a partir de interações entre professora e alunos, de leituras e discussões foram explorados componentes caracterizadores do gênero textual estudado. Além de atividades diretamente ligadas à alfabetização. Os resultados alcançados com a escrita e reescrita do texto, tendo a professora como escriba, demonstraram que, apesar do receio de muitos professores em trabalhar com gêneros textuais em alunos na fase de alfabetização, a riqueza e os avanços na aprendizagem são surpreendentes e recompensam um planejamento sistemático do gênero escolhido visando à linha de trabalho pedagógico simultâneo entre alfabetização e letramento. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49696 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Aprender Brincando.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons