Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49712
Type: Tese
Title: A performance da memória e as trabalhadoras domésticas: um estudo entre Antropologia e Ciência da Informação na exposição de longa duração do museu Muquifu
Other Titles: The performance of memory and domestic workers: a study between Anthropology and Information Science in the long-term exhibition of the Muquifu museum
La performance de la memoria y las trabajadoras del hogar: un estudio entre la Antropología y la Ciencia de la Información en la exposición de larga duración del museo Muquifu
Authors: Samanta Coan
First Advisor: Rubens Alves da Sila
First Referee: Jurema Gorski Brites
Second Referee: Joseania Miranda Freitas
Third Referee: John Cowart Dawsey
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Aparecida Moura
metadata.dc.contributor.referee5: Mauro Luiz da Silva
Abstract: Esta tese é resultado de pesquisa realizada no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), inaugurado por um grupo de moradores do Aglomerado Santa Lúcia (também conhecido como Morro do Papagaio) no dia 20 de novembro de 2012. É categorizado como museu comunitário e de território, que atua com acervo doado ou emprestado pela comunidade. No contexto do Muquifu, o foco investigativo foi em três exposições de longa duração: Doméstica, da escravidão à extinção – uma antologia do quartinho de empregada no Brasil [2013]; Uniformes de domésticas: da escravidão aos dias atuais [2015]; e Presente de Patroa [2018]. Para a análise, é abordada a performance da memória da empregada doméstica e problematizada a interseccionalidade de gênero, raça e classe como fator determinante (historicamente e no presente) da condição de vida e experiência de subalternização de mulheres negras trabalhadoras e moradoras de favela em Belo Horizonte. Assim, a proposta da tese é contribuir com uma “descrição densa” dessas exposições, objetivando evidenciar a importância do projeto de museus comunitários e de territórios, como o Muquifu, que assumem o compromisso de salvaguardar e divulgar as representações de memórias (objetos valorizados como acervo e patrimônio museal), colaborando com a produção de fontes informacionais e de registro – da história oral e de vida de pessoas marginalizadas que habitam as favelas ou periferias – , valiosas para a leitura a contrapelo da história oficial. Nesse intuito, a tese se apoia no aporte teórico dos estudos da performance e os registros pós-coloniais e decoloniais – com destaque para as produções feministas –, entre outras leituras complementares. Para discutir a noção de memória acionada no contexto expositivo do Muquifu, nossa referência foi as reflexões sobre arquivo e repertório de Diana Taylor (2013), a vocalidade nas escritas de Paul Zumthor (1993, 2018), cuja centralidade é o corpo em performance, e na história oral de Della Pollock (2005; 2008). Quanto aos recursos metodológicos, o trabalho consistiu em: pesquisa de fontes bibliográfica e documental (levantamento e consulta a produções teóricas e especializadas na temática da tese); pesquisa de campo orientada pelo método etnográfico da observação participante e participação observante junto ao Coletivo Muquifu; realização de entrevistas semi-estruturadas com mulheres que doaram e/ou escreveram relatos sobre o trabalho doméstico remunerado na exposição, bem como conversas informais com equipe do Muquifu e público visitante das exposições. Esse trabalho investigativo partiu das seguintes indagações: o que essas pessoas, ao acessarem às exposições do núcleo do trabalho doméstico remunerado, estavam performando? O que elas têm a dizer sobre si por meio do objeto museal e sobre a empregada doméstica? Como esse Museu oportuniza a agência e as diferentes identidades de si, desses participantes, por meio dos arquivos e repertórios? Como as trabalhadoras afetam os produtores desse Museu em suas concepções expográficas ao longo do tempo? Conclui-se que esse “museu comunitário em processo” busca que seu discurso político sobre o tema seja assimilado pelo público-visitante.
Abstract: This thesis is the result of a research carried out at the Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), inaugurated by a group of residents of Aglomerado Santa Lúcia (also known as Morro do Papagaio) on November 20, 2012. It is categorized as a community and territory museum, which works with collections donated or lent by the community. In the context of Muquifu, the investigative focus was on three long-term exhibitions: Doméstica, da escravidão à extinção – uma antologia do quartinho de empregada no Brasil (Domestic, from slavery to extinction – an anthology of the domestic worker's room in Brazil) [2013]; Uniformes de domésticas: da escravidão aos dias atuais (Domestic worker uniforms: from slavery to the present day) [2015]; e Presente de Patroa (Gift from the employer) [2018]. For the analysis, the performance of the domestic worker's memory is approached and the intersectionality of gender, race, and class are discussed as a determining factor (historically and in the present) of the life condition and experience of subordination of working black women and favela residents in Belo Horizonte city. Thus, this thesis proposes to contribute with a “thick description” of these exhibitions, aiming to highlight the importance of the project of community and territorial museums, such as Muquifu, which are committed to safeguarding and disseminating the representations of memories (objects valued as museum collection and heritage), collaborating with the production of informational and recording sources – of the oral history and life of marginalized people who inhabit the favelas or peripheries –, valuable for reading against the grain of official history. To this end, the thesis is based on the theoretical contribution of performance studies and postcolonial and decolonial records – with emphasis on feminist productions –, among other complementary readings. To discuss the notion of memory triggered in the Muquifu exhibition context, our reference was Diana Taylor's (2013) reflections on archive and repertoire, the vocality in the writings by Paul Zumthor (1993, 2018), whose centrality is the body in performance, and Della Pollock's with oral history (2005; 2008). As for the methodological resources, the work consisted of researching on bibliographic and documental sources (survey and consultation of theoretical and specialized productions on the theme of the thesis); field research guided by the ethnographic method of participant observation and observant participation with the Muquifu Collective, conducting semistructured interviews with women who donated and/or wrote a short story about paid domestic work at the exhibition, as well as informal conversations with Muquifu staff and visitors to the exhibitions. This investigative work started from the following questions: while accessing the exhibitions of the nucleus of paid domestic work, what these people were performing? What do they have to say about themselves and about the paid domestic worker through the museum objects? How does this Museum provide the opportunity for agency and the different identities of the participants through the archives and repertoires? How do the workers affect the producers of this Museum in their expographic conceptions over time? It is concluded that this "community museum in process" seeks to making the visiting public assimilates its political discourse on the subject.
Subject: Ciência da informação
Etnologia
Museus etnológicos
Memória
Antropologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49712
Issue Date: 5-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_A performance da memória e as trabalhadoras domésticas_SAMANTA_COAN.pdf66.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.