Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49725
Type: Monografia (especialização)
Title: Sonoridades, musicalidades e brincadeiras: A consciência fonológica e sua importância no processo de aquisição do sistema alfabético de escrita
Authors: Kátia Osório Martins
First Advisor: Clenice Griffo
First Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica objetivando articular as discussões teóricas do curso com a intervenção em sala de aula. O mesmo integra os requisitos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica da Faculdade de Educação da UFMG. O presente projeto foi aplicado em uma turma de crianças do 1º ano do 1º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte, durante 8 semanas, compreendendo os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2010. Na definição da temática, foi considerada a especificidade de alfabetizar/letrar do ciclo e a ludicidade como fundamental no trabalho com educandos dessa faixa etária. Nesse sentido, foi vivenciada uma proposta metodológica voltada para a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita a partir de atividades que visam o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais atividades transitavam pelo universo lúdico infantil e também pela cultura oral, pois foram planejadas a partir de jogos, brincadeiras, cantigas, rimas e parlendas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49725
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL LASEB.pdf133.37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons