Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49725
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Sonoridades, musicalidades e brincadeiras: A consciência fonológica e sua importância no processo de aquisição do sistema alfabético de escrita |
Authors: | Kátia Osório Martins |
First Advisor: | Clenice Griffo |
First Referee: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Abstract: | Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica objetivando articular as discussões teóricas do curso com a intervenção em sala de aula. O mesmo integra os requisitos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica da Faculdade de Educação da UFMG. O presente projeto foi aplicado em uma turma de crianças do 1º ano do 1º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte, durante 8 semanas, compreendendo os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2010. Na definição da temática, foi considerada a especificidade de alfabetizar/letrar do ciclo e a ludicidade como fundamental no trabalho com educandos dessa faixa etária. Nesse sentido, foi vivenciada uma proposta metodológica voltada para a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita a partir de atividades que visam o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais atividades transitavam pelo universo lúdico infantil e também pela cultura oral, pois foram planejadas a partir de jogos, brincadeiras, cantigas, rimas e parlendas. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49725 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FINAL LASEB.pdf | 133.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License