Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49725
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sonoridades, musicalidades e brincadeiras: A consciência fonológica e sua importância no processo de aquisição do sistema alfabético de escrita
Autor(es): Kátia Osório Martins
Primeiro Orientador: Clenice Griffo
Primeiro membro da banca : Gilcinei Teodoro Carvalho
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica objetivando articular as discussões teóricas do curso com a intervenção em sala de aula. O mesmo integra os requisitos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica da Faculdade de Educação da UFMG. O presente projeto foi aplicado em uma turma de crianças do 1º ano do 1º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte, durante 8 semanas, compreendendo os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2010. Na definição da temática, foi considerada a especificidade de alfabetizar/letrar do ciclo e a ludicidade como fundamental no trabalho com educandos dessa faixa etária. Nesse sentido, foi vivenciada uma proposta metodológica voltada para a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita a partir de atividades que visam o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais atividades transitavam pelo universo lúdico infantil e também pela cultura oral, pois foram planejadas a partir de jogos, brincadeiras, cantigas, rimas e parlendas.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49725
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL LASEB.pdf133.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons